A modularidade e seus impactos no desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria automobilística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16042024-160000/ |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar quais foram os impactos causados pela modularidade no desenvolvimento de novos produtos e processos em uma montadora de automóveis brasileira e em seus fornecedores diretos. Para isso, utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos, que possibilitou verificar com detalhes os principais impactos causados pela modularidade em relação aos seguintes tópicos: seleção dos fornecedores; estratégias de desenvolvimento de novos produtos e processos; divisão de atividades e responsabilidades na organização dos processos produtivos e no desenvolvimento de novos produtos; divisão de investimentos e riscos; e, finalmente, localização dos fornecedores. Dois casos estudados mostram como a utilização da modularidade evoluiu, ao longo dos últimos vinte e três anos, em um veículo de plataforma nacional (Gol) no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e processos, tomando como base os módulos painel de instrumentos e portas. Os resultados desta análise longitudinal da evolução da modularidade mostraram mudanças radicais nos tópicos acima citados. Outros dois casos estudados realizaram uma descrição e uma análise do atual estágio de utilização da modularidade no desenvolvimento de novos produtos e processos em um veículo de plataforma mundial (Polo) na mesma montadora e em seus fornecedores, tomando como base os mesmos módulos utilizados no veículo Gol. Através da análise transversal e do estudo comparativo da modularidade no veículo Gol - plataforma nacional - e Polo - plataforma mundial -, foi possível revelar o atual estágio do uso da modularidade e os seus principais impactos no desenvolvimento de novos produtos e processos em uma montadora brasileira e em seus fornecedores diretos. Os principais resultados desta pesquisa mostram que a modularidade foi introduzida no desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria automobilística como uma estratégia das montadoras para reduzir os seus custos e investimentos, acelerar a inovação de produtos e processos, e melhorar a qualidade nos novos veículos. |
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A modularidade e seus impactos no desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria automobilísticaModularity and its impacts on the development of new products and processes in the automotive industryAutomotive industryDesenvolvimento de produtosIndustria automobilísticaModulesMódulosNew productsProduct developmentProdutos novosO objetivo desta pesquisa é descrever e analisar quais foram os impactos causados pela modularidade no desenvolvimento de novos produtos e processos em uma montadora de automóveis brasileira e em seus fornecedores diretos. Para isso, utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos, que possibilitou verificar com detalhes os principais impactos causados pela modularidade em relação aos seguintes tópicos: seleção dos fornecedores; estratégias de desenvolvimento de novos produtos e processos; divisão de atividades e responsabilidades na organização dos processos produtivos e no desenvolvimento de novos produtos; divisão de investimentos e riscos; e, finalmente, localização dos fornecedores. Dois casos estudados mostram como a utilização da modularidade evoluiu, ao longo dos últimos vinte e três anos, em um veículo de plataforma nacional (Gol) no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e processos, tomando como base os módulos painel de instrumentos e portas. Os resultados desta análise longitudinal da evolução da modularidade mostraram mudanças radicais nos tópicos acima citados. Outros dois casos estudados realizaram uma descrição e uma análise do atual estágio de utilização da modularidade no desenvolvimento de novos produtos e processos em um veículo de plataforma mundial (Polo) na mesma montadora e em seus fornecedores, tomando como base os mesmos módulos utilizados no veículo Gol. Através da análise transversal e do estudo comparativo da modularidade no veículo Gol - plataforma nacional - e Polo - plataforma mundial -, foi possível revelar o atual estágio do uso da modularidade e os seus principais impactos no desenvolvimento de novos produtos e processos em uma montadora brasileira e em seus fornecedores diretos. Os principais resultados desta pesquisa mostram que a modularidade foi introduzida no desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria automobilística como uma estratégia das montadoras para reduzir os seus custos e investimentos, acelerar a inovação de produtos e processos, e melhorar a qualidade nos novos veículos.This study is aimed at describing and analysing the impacts caused by the modularity in the development of new produtcts and processes in the Brazilian automaker and its first tier suppliers. To achieve this goal, a multiple case study was conducted, so that it was possible to reach a detailed account of the main impacts caused by the modularity in the following topics: supplier selection, development strategies of new products and processes, division of the activities and responsabilities in the organization of the productive process and in the development of new products; share of the risk and investment of the business, and finally the proximity of the supplier. The two cases studied reveal how the use of modularity has been evolving in the last 23 years in the development of products and processes in a Brazilian platform vehicle (Gol), using as a basis the instrument panel module and the door module. The results of this longitudinal analysis of the evolution of the use of modularity show us radical changes in the topics mentioned above. Two other cases studied provided a description and analysis of the present stage of the use of modularity in the development of new products and processes in a global platform vehicle (Polo), in the same automaker and in its suppliers using the same modules as those of Gol. Through a cross analysis, a comparative study was carried out conceming the presente stage of the use of modularity between the global and the Brazilian platform vehicle in a new product and process development. It reveals the present stage of the use of modularity and its main impacts in the development of new products and processes development in a Brazilian automaker and its first tier suppliers. The main results obtained show that modularity was implemented in the development of new products and processes in the automotive industry as a strategy adopted by automaker to reduce costs and investments, speed up the innovation of products and processes and improve the quality of new vehicles.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYu, Abraham Sin OihAndo, Rubens2004-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-16042024-160000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-16T19:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-16042024-160000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-16T19:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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