Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/ |
Resumo: | Este projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária. |
id |
USP_fb06cd0fa4acd02cfce3becf084fd2dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07082020-100027 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômicaAnimal anatomy teaching platform: didactic content for virtual learning environment and 3D printing as an anatomical technique3D printingAprendizagem híbridaAprendizagem mistaB-learningBiomodelBiomodeloBlended learningImpressão 3DMedicina VeterináriaVeterinary MedicineEste projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária.This project aims at developing didatic content to be incorporated into a teaching platform in Veterinary Anatomy thought multidisciplinary way in virtual environment. Although it is the cornerstone of veterinary medical education, the schedule hours in this discipline have been progressively reduced over the last decades in most universities, together with a decrease in the use of cadavers to be dissected by students. Among so many ethical and economic reasons, one of the factors that have determined this practice is linked to technological innovation, through the development of complementary teaching method, which can prove to be advantageous. As result of this work, it presents nine modules hosted in Google Classroom, which support the educational purpose of offering students tools aimed at building integrated knowledge related to the complex form-function, as well as the aspects inserted in the canine clinic. Biomodels were also produced using the 3D printing technique, for which prototyping was performed by converting tomographic images of anatomical parts scanned by the FMVZ/USP Diagnostic Imaging Service. It is concluded that the present work creates a pedagogical tool that can mitigate the difficulties for teaching-learning process in the theme Animal Anatomy, which make up the undergraduate courses in Veterinary Medicine.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiglino, Maria AngélicaMassari, Catia Helena de Almeida Lima2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-31T18:15:30Zoai:teses.usp.br:tde-07082020-100027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-31T18:15:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica Animal anatomy teaching platform: didactic content for virtual learning environment and 3D printing as an anatomical technique |
title |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
spellingShingle |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica Massari, Catia Helena de Almeida Lima 3D printing Aprendizagem híbrida Aprendizagem mista B-learning Biomodel Biomodelo Blended learning Impressão 3D Medicina Veterinária Veterinary Medicine |
title_short |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
title_full |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
title_fullStr |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
title_full_unstemmed |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
title_sort |
Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica |
author |
Massari, Catia Helena de Almeida Lima |
author_facet |
Massari, Catia Helena de Almeida Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miglino, Maria Angélica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massari, Catia Helena de Almeida Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
3D printing Aprendizagem híbrida Aprendizagem mista B-learning Biomodel Biomodelo Blended learning Impressão 3D Medicina Veterinária Veterinary Medicine |
topic |
3D printing Aprendizagem híbrida Aprendizagem mista B-learning Biomodel Biomodelo Blended learning Impressão 3D Medicina Veterinária Veterinary Medicine |
description |
Este projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090485933834240 |