Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massari, Catia Helena de Almeida Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/
Resumo: Este projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária.
id USP_fb06cd0fa4acd02cfce3becf084fd2dc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07082020-100027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômicaAnimal anatomy teaching platform: didactic content for virtual learning environment and 3D printing as an anatomical technique3D printingAprendizagem híbridaAprendizagem mistaB-learningBiomodelBiomodeloBlended learningImpressão 3DMedicina VeterináriaVeterinary MedicineEste projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária.This project aims at developing didatic content to be incorporated into a teaching platform in Veterinary Anatomy thought multidisciplinary way in virtual environment. Although it is the cornerstone of veterinary medical education, the schedule hours in this discipline have been progressively reduced over the last decades in most universities, together with a decrease in the use of cadavers to be dissected by students. Among so many ethical and economic reasons, one of the factors that have determined this practice is linked to technological innovation, through the development of complementary teaching method, which can prove to be advantageous. As result of this work, it presents nine modules hosted in Google Classroom, which support the educational purpose of offering students tools aimed at building integrated knowledge related to the complex form-function, as well as the aspects inserted in the canine clinic. Biomodels were also produced using the 3D printing technique, for which prototyping was performed by converting tomographic images of anatomical parts scanned by the FMVZ/USP Diagnostic Imaging Service. It is concluded that the present work creates a pedagogical tool that can mitigate the difficulties for teaching-learning process in the theme Animal Anatomy, which make up the undergraduate courses in Veterinary Medicine.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiglino, Maria AngélicaMassari, Catia Helena de Almeida Lima2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-31T18:15:30Zoai:teses.usp.br:tde-07082020-100027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-31T18:15:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
Animal anatomy teaching platform: didactic content for virtual learning environment and 3D printing as an anatomical technique
title Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
spellingShingle Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
Massari, Catia Helena de Almeida Lima
3D printing
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem mista
B-learning
Biomodel
Biomodelo
Blended learning
Impressão 3D
Medicina Veterinária
Veterinary Medicine
title_short Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
title_full Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
title_fullStr Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
title_full_unstemmed Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
title_sort Plataforma de ensino em anatomia animal: conteúdos didáticos para o ambiente virtual de aprendizagem e impressão 3D como técnica anatômica
author Massari, Catia Helena de Almeida Lima
author_facet Massari, Catia Helena de Almeida Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miglino, Maria Angélica
dc.contributor.author.fl_str_mv Massari, Catia Helena de Almeida Lima
dc.subject.por.fl_str_mv 3D printing
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem mista
B-learning
Biomodel
Biomodelo
Blended learning
Impressão 3D
Medicina Veterinária
Veterinary Medicine
topic 3D printing
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem mista
B-learning
Biomodel
Biomodelo
Blended learning
Impressão 3D
Medicina Veterinária
Veterinary Medicine
description Este projeto tem o objetivo de desenvolver material didático a ser incorporado em uma plataforma de ensino em Anatomia Veterinária de maneira multidisciplinar num ambiente virtual. Embora seja a pedra angular da educação médica veterinária, a carga horária das aulas nesta disciplina vem, progressivamente, sendo reduzida ao longo das últimas décadas na maioria das universidades, juntamente a uma diminuição da utilização de cadáveres a serem dissecados pelos estudantes. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado esta prática está atrelado à inovação tecnológica, mediante o desenvolvimento de diversas técnicas complementares de ensino, as quais podem se revelar vantajosas. Como resultado deste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de nove módulos hospedados no Google Classroom, os quais sustentam o propósito educacional de oferecer aos discentes ferramentas destinadas à construção do conhecimento integrado relativo ao complexo forma-função, bem como aos aspectos inseridos na clínica de caninos domésticos. Foram produzidos também biomodelos mediante técnica de impressão 3D, sendo para isto realizada a prototipagem pela conversão de imagens tomográficas de peças anatômicas escaneadas pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem da FMVZ/USP. Conclui-se que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem no tema Anatomia Animal, que compõem as disciplinas de graduação em Medicina Veterinária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-07082020-100027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090485933834240