O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirakawa, Daniela Akie
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-23042015-111249/
Resumo: Essa pesquisa foi conduzida em duas turmas do módulo Projetos em Francês do Curso de Francês para Iniciantes, que oferece aulas de francês para alunos da Escola Politécnica graças a uma parceria entre o Centro de Línguas da FFLCH-USP e a CRInt da Poli-USP. O objetivo de nosso trabalho era analisar e selecionar os gêneros orais apropriados no contexto de ensino do francês língua estrangeira para fins universitários, além de apresentar uma proposta de sequência didática em torno do gênero oral entrevista de trabalho.Para isso, partimos das orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e das propostas metodológicas de ensino do oral através dos gêneros elaboradas por Dolz & Schneuwly (1998). A aplicação das sequências didáticas do gênero entrevista de trabalho mostrou que o trabalho com os gêneros propicia a reflexão sobre os aspectos sociolinguísticos e pragmáticos do texto, além de favorecer a mobilização de estratégias e competências por parte dos aprendentes.
id USP_fb3161c7a2c31634d88c8033edc5d74e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23042015-111249
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São PauloThe teaching of French in the universitarian context through oral genres: an experience with engineering students of the University of São PauloDidactic sequenceEntrevista de trabalhoFrancês língua estrangeira para fins universitáriosFrench for Academic PurposesGêneros oraisJob interviewOral genresSequência didáticaEssa pesquisa foi conduzida em duas turmas do módulo Projetos em Francês do Curso de Francês para Iniciantes, que oferece aulas de francês para alunos da Escola Politécnica graças a uma parceria entre o Centro de Línguas da FFLCH-USP e a CRInt da Poli-USP. O objetivo de nosso trabalho era analisar e selecionar os gêneros orais apropriados no contexto de ensino do francês língua estrangeira para fins universitários, além de apresentar uma proposta de sequência didática em torno do gênero oral entrevista de trabalho.Para isso, partimos das orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e das propostas metodológicas de ensino do oral através dos gêneros elaboradas por Dolz & Schneuwly (1998). A aplicação das sequências didáticas do gênero entrevista de trabalho mostrou que o trabalho com os gêneros propicia a reflexão sobre os aspectos sociolinguísticos e pragmáticos do texto, além de favorecer a mobilização de estratégias e competências por parte dos aprendentes.This research was conducted in different two groups of the Curso de Francês para Iniciantes, which provides French classes to students of the Escola Politécnica, thanks to a partnership between the Centro de Línguas FFLCH-USP and the CRInt-Poli-USP. The goal of this work was to analyze and select the oral genres appropriated in the context of French for Academic Purposes and to present a didactic sequence for the genre job interview. In order to do that, we chose the orientations of the Common European Framework of Reference and the methodological proposals elaborated by Dolz & Schneuwly (1998) for the oral genres teaching. The results showed that learners could benefit from the sociolinguistics and pragmatics aspects of the text, and from the strategies and competences they develop during the didactic sequence for the job interview.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKundman, Maria SabinaHirakawa, Daniela Akie2014-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-23042015-111249/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-23042015-111249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
The teaching of French in the universitarian context through oral genres: an experience with engineering students of the University of São Paulo
title O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
spellingShingle O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
Hirakawa, Daniela Akie
Didactic sequence
Entrevista de trabalho
Francês língua estrangeira para fins universitários
French for Academic Purposes
Gêneros orais
Job interview
Oral genres
Sequência didática
title_short O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
title_full O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
title_fullStr O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
title_sort O ensino do francês em contexto universitário através dos gêneros orais: uma experiência com estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo
author Hirakawa, Daniela Akie
author_facet Hirakawa, Daniela Akie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kundman, Maria Sabina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirakawa, Daniela Akie
dc.subject.por.fl_str_mv Didactic sequence
Entrevista de trabalho
Francês língua estrangeira para fins universitários
French for Academic Purposes
Gêneros orais
Job interview
Oral genres
Sequência didática
topic Didactic sequence
Entrevista de trabalho
Francês língua estrangeira para fins universitários
French for Academic Purposes
Gêneros orais
Job interview
Oral genres
Sequência didática
description Essa pesquisa foi conduzida em duas turmas do módulo Projetos em Francês do Curso de Francês para Iniciantes, que oferece aulas de francês para alunos da Escola Politécnica graças a uma parceria entre o Centro de Línguas da FFLCH-USP e a CRInt da Poli-USP. O objetivo de nosso trabalho era analisar e selecionar os gêneros orais apropriados no contexto de ensino do francês língua estrangeira para fins universitários, além de apresentar uma proposta de sequência didática em torno do gênero oral entrevista de trabalho.Para isso, partimos das orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e das propostas metodológicas de ensino do oral através dos gêneros elaboradas por Dolz & Schneuwly (1998). A aplicação das sequências didáticas do gênero entrevista de trabalho mostrou que o trabalho com os gêneros propicia a reflexão sobre os aspectos sociolinguísticos e pragmáticos do texto, além de favorecer a mobilização de estratégias e competências por parte dos aprendentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-23042015-111249/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-23042015-111249/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256531174686720