A modelização na construção estética do sistema transmídia The Walking Dead
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27122018-103310/ |
Resumo: | O desenvolvimento de novas tecnologias transformou a cultura material da nossa sociedade em fins do século XX. Em meio a essas mudanças, a informação passou a ser um produto amplamente comercializado. Nesse contexto, a convergência digital surgiu como um novo paradigma comunicacional, artístico e de distribuição. Uma obra transmídia, fruto da convergência digital, é aquela que explora diferentes plataformas e mídias, as quais se relacionam e formam uma rede em que o espectador-usuário pode navegar por amplos universos narrativos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a construção da estética na obra transmídia The Walking Dead por meio de uma abordagem semiótica. Para isso, em um primeiro momento, aproximamos o conceito de semiosfera, desenvolvido por Iuri Lotman, ao conceito de sistema transmídia, de modo a demonstrar que ambos se comportam como espaços geradores de semiose entre as diferentes linguagens que os compõem. Nossa análise começa com a averiguação de como se deu a tradução dos quadrinhos -- mídia que deu início ao sistema -- para a série televisiva. Para isso, tomamos como base as obras de Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson e Décio Pignatari. Nosso objetivo é identificar os textos semióticos que se modelizam em todo o sistema transmídia, construindo sua identidade estética. Identificamos os elementos de matriz modelizante a partir da sintaxe cinematográfica, com base nos estudos de Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, entre outros. O universo narrativo de The Walking Dead é construído por meio de quadrinhos, livros, séries televisivas, web serie, podcasts, aplicativos de segunda tela e de realidade expandida, videogames etc. Por se tratar de um sistema transmídia muito amplo, optamos por analisar, além dos quadrinhos e da série televisiva, outros meios que são definidos pela linguagem audiovisual: a web serie e os videogames The Walking Dead, da Telltale Games, e The Walking Dead: Survival Instinct, da Terminal Reality. Nossa pesquisa vai além das questões relacionadas às estratégias comerciais e narrativas, detendo-se na elaboração da identidade estética do sistema transmídia e concluindo que ela não é aleatória, mas definida pela modelização de textos semióticos. |
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Para isso, em um primeiro momento, aproximamos o conceito de semiosfera, desenvolvido por Iuri Lotman, ao conceito de sistema transmídia, de modo a demonstrar que ambos se comportam como espaços geradores de semiose entre as diferentes linguagens que os compõem. Nossa análise começa com a averiguação de como se deu a tradução dos quadrinhos -- mídia que deu início ao sistema -- para a série televisiva. Para isso, tomamos como base as obras de Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson e Décio Pignatari. Nosso objetivo é identificar os textos semióticos que se modelizam em todo o sistema transmídia, construindo sua identidade estética. Identificamos os elementos de matriz modelizante a partir da sintaxe cinematográfica, com base nos estudos de Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, entre outros. O universo narrativo de The Walking Dead é construído por meio de quadrinhos, livros, séries televisivas, web serie, podcasts, aplicativos de segunda tela e de realidade expandida, videogames etc. Por se tratar de um sistema transmídia muito amplo, optamos por analisar, além dos quadrinhos e da série televisiva, outros meios que são definidos pela linguagem audiovisual: a web serie e os videogames The Walking Dead, da Telltale Games, e The Walking Dead: Survival Instinct, da Terminal Reality. Nossa pesquisa vai além das questões relacionadas às estratégias comerciais e narrativas, detendo-se na elaboração da identidade estética do sistema transmídia e concluindo que ela não é aleatória, mas definida pela modelização de textos semióticos.The development of new technologies transformed society\'s material culture by the end of the 20th century. In the midst of these changes, information has become a widely marketed product. In this context, digital convergence emerged as a new communication, artistic and distribution paradigm. Transmedia storytelling, a result of digital convergence, explores different platforms and medias, which are interrelated and form a web where user-spectator can navigate through broad narrative universes. Thus, the objective of this work is to analyze the construction of the aesthetic identity in The Walking Dead through a semiotic approach. Firstly, we compare the concept of semiosphere, developed by Iuri Lotman, with the concept of transmedia in order to demonstrate that both behave as spaces where different languages are in semiosis. Then, we analyze how the translation between symbolic language of comics - media that started the narrative universe of The Walking Dead - and television occurred. For this, we build our analysis on Julio Plaza, Haroldo de Campos, Roman Jakobson and Décio Pignatari\'s theories. Our goal is to identify semiotic texts that are modeled throughout the transmedia universe, building their aesthetic identity. The modeling elements are identified from the cinematographic syntax, based on the studies of Nöel Burch, Gilles Deleuze, Ismail Xavier, among others. The narrative universe of The Walking Dead is explored through comics, books, television series, web series, podcasts, second screen and expanded reality applications, video games, etc. Because it is a very broad media web, we have chosen to analyze, in addition to the comics and television series, The Walking Dead web series and video games, from Telltale Games and Terminal Reality. We intend to demonstrate that discussions about transmedia storytelling go far beyond commercial distribution strategies or narrative aspects. We plan to investigate the development of its aesthetic identity and to propose that it is not random, but it is defined by the modeling of semiotic texts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosa, Almir AntonioFrederico, Gisele2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27122018-103310/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-27122018-103310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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