Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Claudia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
Resumo: Este estudo teve a intenção de compreender as ações e os projetos dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, os sujeitos envolvidos foram quatro docentes enfermeiros e quatro docentes de outras áreas da saúde que vivenciaram a situação da docência, sendo, por isso, capazes de atribuir significados às suas experiências. A obtenção dos discursos foi feita por meio de duas questões norteadoras: “Como tem sido suas ações docentes neste curso de Enfermagem? O que você espera agindo desta forma?" O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Os discursos levaram à construção do mesmo tipo vivido dos docentes enfermeiros e de dos docentes de outras áreas da saúde como sendo aqueles que desejam colaborar no crescimento pessoal do aluno e o vêem como futuro profissional; que atuam com um perfil de alunos com bagagem de conhecimentos e experiências heterogêneas; que acreditam que ser docente é também ser pesquisador; que têm a intenção de fornecer os conteúdos programáticos propostos pela disciplina; que demonstram grande preocupação e interesse em diversificar as estratégias de ensino; que agem tendo a visão de que ser docente é acreditar na valorização e respeito à diversidade de alunos mas que também vivenciam sentimentos distintos. Pode-se constatar que a reciprocidade das ações e dos projetos desses sujeitos reforça a importância da composição de um corpo docente multiprofissional, validando o conceito da interdisciplinaridade e desmistificando a idéia de que o fazer dos docentes enfermeiros seja diferente do fazer dos docentes de outras áreas da saúde
id USP_fb79311521bc3f11c48029ad0cc73048
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02042007-090035
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagemAttitudes and Projects of an interdisciplinary teaching staff of a nursing undergraduate courseEnfermagem (estudo e ensino)FenomenologiaNursing (study and teaching)PhenomenologyProfessores (enfermagem)Teaching staff (nursing)Este estudo teve a intenção de compreender as ações e os projetos dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, os sujeitos envolvidos foram quatro docentes enfermeiros e quatro docentes de outras áreas da saúde que vivenciaram a situação da docência, sendo, por isso, capazes de atribuir significados às suas experiências. A obtenção dos discursos foi feita por meio de duas questões norteadoras: “Como tem sido suas ações docentes neste curso de Enfermagem? O que você espera agindo desta forma?" O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Os discursos levaram à construção do mesmo tipo vivido dos docentes enfermeiros e de dos docentes de outras áreas da saúde como sendo aqueles que desejam colaborar no crescimento pessoal do aluno e o vêem como futuro profissional; que atuam com um perfil de alunos com bagagem de conhecimentos e experiências heterogêneas; que acreditam que ser docente é também ser pesquisador; que têm a intenção de fornecer os conteúdos programáticos propostos pela disciplina; que demonstram grande preocupação e interesse em diversificar as estratégias de ensino; que agem tendo a visão de que ser docente é acreditar na valorização e respeito à diversidade de alunos mas que também vivenciam sentimentos distintos. Pode-se constatar que a reciprocidade das ações e dos projetos desses sujeitos reforça a importância da composição de um corpo docente multiprofissional, validando o conceito da interdisciplinaridade e desmistificando a idéia de que o fazer dos docentes enfermeiros seja diferente do fazer dos docentes de outras áreas da saúdeThis study aimed to understand the attitudes and projects of a nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas of a nursing undergraduate course. In this perspective, the subjects of this study were 4 nursing teachers and 4 other healthcare teachers who faced this situation, in which they were able to evaluate their experiences. Discourses were obtained by guiding questions: How have your teaching attitudes been in this nursing course? What do you expect acting this way? It was used the social phenomenology by Alfred Schütz as referential of analysis. The discourses led to build the same kind experienced by the nursing teaching staff and the ones from other healthcare areas as the person who wants to collaborate for the students’ self-growth and see him/her as a future professional, who works with a student’s profile that has heterogeneous knowledge and experience background, who believes that being a teacher is also being a researcher, who intends to provide program content proposed by the discipline, who show much concern and interest in diversifying the teaching strategies, who act keeping in mind that being a teacher is believing in value and respect the diversity of students that live distinct feelings. It’s possible to establish that reciprocity of attitudes and projects of these subjects reinforce the importance of a interdisciplinary teaching staff composition, validating the concept of interdisciplinary and, hence, breaking up the idea that teaching staff work must be different from the ones from other healthcare areasBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Maria Madalena JanuarioPrado, Claudia2005-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-02042007-090035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Attitudes and Projects of an interdisciplinary teaching staff of a nursing undergraduate course
title Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
Prado, Claudia
Enfermagem (estudo e ensino)
Fenomenologia
Nursing (study and teaching)
Phenomenology
Professores (enfermagem)
Teaching staff (nursing)
title_short Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_full Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
title_sort Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um curso de graduação em enfermagem
author Prado, Claudia
author_facet Prado, Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Maria Madalena Januario
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem (estudo e ensino)
Fenomenologia
Nursing (study and teaching)
Phenomenology
Professores (enfermagem)
Teaching staff (nursing)
topic Enfermagem (estudo e ensino)
Fenomenologia
Nursing (study and teaching)
Phenomenology
Professores (enfermagem)
Teaching staff (nursing)
description Este estudo teve a intenção de compreender as ações e os projetos dos docentes enfermeiros e docentes de outras áreas da saúde em um curso de graduação em enfermagem. Nessa perspectiva, os sujeitos envolvidos foram quatro docentes enfermeiros e quatro docentes de outras áreas da saúde que vivenciaram a situação da docência, sendo, por isso, capazes de atribuir significados às suas experiências. A obtenção dos discursos foi feita por meio de duas questões norteadoras: “Como tem sido suas ações docentes neste curso de Enfermagem? O que você espera agindo desta forma?" O referencial de análise utilizado foi a fenomenologia social de Alfred Schütz. Os discursos levaram à construção do mesmo tipo vivido dos docentes enfermeiros e de dos docentes de outras áreas da saúde como sendo aqueles que desejam colaborar no crescimento pessoal do aluno e o vêem como futuro profissional; que atuam com um perfil de alunos com bagagem de conhecimentos e experiências heterogêneas; que acreditam que ser docente é também ser pesquisador; que têm a intenção de fornecer os conteúdos programáticos propostos pela disciplina; que demonstram grande preocupação e interesse em diversificar as estratégias de ensino; que agem tendo a visão de que ser docente é acreditar na valorização e respeito à diversidade de alunos mas que também vivenciam sentimentos distintos. Pode-se constatar que a reciprocidade das ações e dos projetos desses sujeitos reforça a importância da composição de um corpo docente multiprofissional, validando o conceito da interdisciplinaridade e desmistificando a idéia de que o fazer dos docentes enfermeiros seja diferente do fazer dos docentes de outras áreas da saúde
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-02042007-090035/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256601761677312