Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Standerski, Nelson Bianco
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26062024-080206/
Resumo: Este trabalho apresenta um método para geração de embarcações Roll on-Roll off (RO-RO) e análise de seu desempenho econômico-operacional com o objetivo de selecionar os navios mais eficientes para a Cabotagem Brasileira. A geração de embarcações alternativas é feita por meio de um modelo em computador de projeto preliminar de navios RO-RO. Dentre os procedimentos utilizados nesse modelo, destacam-se o método para maximização do TPB, o cálculo de hélices de máxima eficiência e a análise comparativa de instalações propulsoras diesel. O desempenho econômico-operacional dos navios RO-RO gerados é avaliado por 3 diferentes figuras de mérito, quais seja, o custo de transporte, o custo para o usuário e o custo generalizado, aqui definido como a soma dos custos de transporte e do tempo de trânsito da mercadoria. A análise dos resultados obtidos indica que o custo generalizado é provavelmente a figura de mérito mais adequada para a seleção de navios RO-RO.
id USP_fbe30afd2afcfc17ed1cfe00e7363575
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26062024-080206
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.Untitled in englishNavio Ro-RoRo-Ro shipEste trabalho apresenta um método para geração de embarcações Roll on-Roll off (RO-RO) e análise de seu desempenho econômico-operacional com o objetivo de selecionar os navios mais eficientes para a Cabotagem Brasileira. A geração de embarcações alternativas é feita por meio de um modelo em computador de projeto preliminar de navios RO-RO. Dentre os procedimentos utilizados nesse modelo, destacam-se o método para maximização do TPB, o cálculo de hélices de máxima eficiência e a análise comparativa de instalações propulsoras diesel. O desempenho econômico-operacional dos navios RO-RO gerados é avaliado por 3 diferentes figuras de mérito, quais seja, o custo de transporte, o custo para o usuário e o custo generalizado, aqui definido como a soma dos custos de transporte e do tempo de trânsito da mercadoria. A análise dos resultados obtidos indica que o custo generalizado é provavelmente a figura de mérito mais adequada para a seleção de navios RO-RO.This thesis shows a method to generate Rollo n-Roll off (RO-RO) ships and to evaluate their economical and operational performace with the purpose of selecting the most eficiente alternatives for the Brazilian coastwise. A computer model for preliminar design is used to generate a large number of alternative ships. Among the procedures of this model, the following ones may be pointed out: the maximization of deadweight, the calculation of maximum eficiente propellers and the comparative analysis of Diesel propulsion plants. The economical and operational performace of the generated RO-RO ships is evaluated by 3 different figures of merit, i.e., the cost of transportation , the shippers cost and the generalised cost which is defined as the sum of the cost of transportation plus the time in transit cost. The analysis of the results obtained suggests that the generalised cost is probably the most conveniente figure of merit to select RO-RO ships for the Brazilian coastwise transportation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioStanderski, Nelson Bianco1983-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26062024-080206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:43Zoai:teses.usp.br:tde-26062024-080206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
Untitled in english
title Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
spellingShingle Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
Standerski, Nelson Bianco
Navio Ro-Ro
Ro-Ro ship
title_short Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
title_full Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
title_fullStr Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
title_full_unstemmed Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
title_sort Método para avaliação de desempenho econômico-operacional de navios roll on-roll off.
author Standerski, Nelson Bianco
author_facet Standerski, Nelson Bianco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brinati, Marco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Standerski, Nelson Bianco
dc.subject.por.fl_str_mv Navio Ro-Ro
Ro-Ro ship
topic Navio Ro-Ro
Ro-Ro ship
description Este trabalho apresenta um método para geração de embarcações Roll on-Roll off (RO-RO) e análise de seu desempenho econômico-operacional com o objetivo de selecionar os navios mais eficientes para a Cabotagem Brasileira. A geração de embarcações alternativas é feita por meio de um modelo em computador de projeto preliminar de navios RO-RO. Dentre os procedimentos utilizados nesse modelo, destacam-se o método para maximização do TPB, o cálculo de hélices de máxima eficiência e a análise comparativa de instalações propulsoras diesel. O desempenho econômico-operacional dos navios RO-RO gerados é avaliado por 3 diferentes figuras de mérito, quais seja, o custo de transporte, o custo para o usuário e o custo generalizado, aqui definido como a soma dos custos de transporte e do tempo de trânsito da mercadoria. A análise dos resultados obtidos indica que o custo generalizado é provavelmente a figura de mérito mais adequada para a seleção de navios RO-RO.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26062024-080206/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-26062024-080206/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256536978554880