Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campanhole, Helcio Lobo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/
Resumo: A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.
id USP_fc3aa4ca33432e211a9f800064634d6a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15092022-095356
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comunsCompetitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sectorIndustrial marketingMarketingMarketingMarketing industrialA competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.Competitiveness is essential to the growing or even to the survival of organizations, in a market, each day, more competitive and in constant change. The study makes a review of the several views of competitiveness since the beginning of the century and, from theory, develops a method to measure the competitive positioning of companies, in a given industrial sector. The method was tested by means of a research, with 136 companies, buyers of plain carbon steel. The objective was to measure the competitiveness of the producers, being observed a near relation among the measured competitiveness of each company and its market share - general and by sector - and its profitability. The study suggests similar researches, in order to verify the validity of the method, in sectors with a great number of products and customers, and the introduction of internal market assets in the evaluation of competitiveness.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToledo, Geraldo LucianoCampanhole, Helcio Lobo1999-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-15T12:59:00Zoai:teses.usp.br:tde-15092022-095356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-15T12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
Competitiveness of organizations: a method for evaluating the competitive position in industrial marketing: application of the method to the common flat steel sector
title Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
spellingShingle Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
Campanhole, Helcio Lobo
Industrial marketing
Marketing
Marketing
Marketing industrial
title_short Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
title_full Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
title_fullStr Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
title_full_unstemmed Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
title_sort Competitividade das organizações: um método para avaliação da posição competitiva no marketing industrial: aplicação do método ao setor de aços planos comuns
author Campanhole, Helcio Lobo
author_facet Campanhole, Helcio Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Geraldo Luciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Campanhole, Helcio Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Industrial marketing
Marketing
Marketing
Marketing industrial
topic Industrial marketing
Marketing
Marketing
Marketing industrial
description A competitividade é essencial para o crescimento e mesmo para a sobrevivência das empresas, num mercado cada vez mais mutável e concorrido. Este trabalho faz uma revisão das diversas visões de competitividade, através dos tempos e, a partir da teoria desenvolve um método para avaliar a posição competitiva de empresas componentes de um setor industrial. O método foi testado através de uma pesquisa conduzida em âmbito nacional, com 136 empresas compradoras de aços planos, com a finalidade de avaliar a competitividade dos fabricantes desses produtos, tendo sido constatada uma relação muito próxima entre a posição competitiva obtida por cada empresa, sua participação nos setores avaliados e sua rentabilidade. O estudo sugere pesquisas similares, a fim de verificar a validade do método, para setores com um número maior de produtos e clientes, e a introdução de ativos de marketing internos na avaliação da posição competitiva.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-15092022-095356/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090751937642496