Efeito do treino de relações comportamentais não necessárias sobre a resolução de problemas em humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa Neto, Roberto Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-12042024-152816/
Resumo: Um problema é um contexto no qual o organismo discrimina a possibilidade de acesso a consequências reforçadoras, mas não possui em seu repertório as relações comportamentais necessárias para obter a consequência sinalizada. A resolução de problemas do tipo insight é caracterizada pela produção de uma única cadeia ordenada com uma nova relação funcional, enquanto a resolução por \"tentativa e erro\" ocorre através de variações graduais do comportamento até a produção do estímulo reforçador. Produções teóricas e dados empíricos têm demonstrado uma relação entre processos associados ao controle de estímulos e a resolução do tipo insight. Esta dissertação teve como objetivo observar o treion de relações comportamentais não necessárias para a resolução de problemas por insight. Para tanto, desenvolvemos um procedimento envolvendo dois problemas com contextos similares, mas com um estímulo modelo distinto que sinalizava quais eram os comportamentos necessários para resolver o problema. Os participantes foram divididos em três grupos. Um recebeu treino discriminativo da relação de dois modelos com os estímulos de cada problema, sendo P (SR|S) = 1; outro recebeu treino das mesmas tarefas, P (SR|S) = 0,5; o terceiro só passou pela modelagem dos comportamentos. Os resultados mostraram que o treino discriminativo não alterou a probabilidade de resolver os problemas, nem a probabilidade do problema ser resolvido da forma insight. Por outro lado, os dados mostraram que a quantidade de treino, e possivelmente o controle discriminativo dos estímulos do problema, foi importante para produzir resoluções do tipo insight. A falta de relação entre o treino discriminativo do modelo e a resolução dos problemas parece ter sido consequência de escolhas metodológicas no procedimento. De qualquer forma, a pesquisa permitiu corroborar o papel fundamental da aprendizagem prévia para a produção do insight, forneceu evidência sobre o controle discriminativo dos elementos do problema e contribuiu metodologicamente para a área ao desenvolver um procedimento de treino que permite o estudo confiável de processos de controle de estímulos na resolução de problemas com humanos, no laboratório, e que é acessível e econômico.
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Esta dissertação teve como objetivo observar o treion de relações comportamentais não necessárias para a resolução de problemas por insight. Para tanto, desenvolvemos um procedimento envolvendo dois problemas com contextos similares, mas com um estímulo modelo distinto que sinalizava quais eram os comportamentos necessários para resolver o problema. Os participantes foram divididos em três grupos. Um recebeu treino discriminativo da relação de dois modelos com os estímulos de cada problema, sendo P (SR|S) = 1; outro recebeu treino das mesmas tarefas, P (SR|S) = 0,5; o terceiro só passou pela modelagem dos comportamentos. Os resultados mostraram que o treino discriminativo não alterou a probabilidade de resolver os problemas, nem a probabilidade do problema ser resolvido da forma insight. Por outro lado, os dados mostraram que a quantidade de treino, e possivelmente o controle discriminativo dos estímulos do problema, foi importante para produzir resoluções do tipo insight. A falta de relação entre o treino discriminativo do modelo e a resolução dos problemas parece ter sido consequência de escolhas metodológicas no procedimento. De qualquer forma, a pesquisa permitiu corroborar o papel fundamental da aprendizagem prévia para a produção do insight, forneceu evidência sobre o controle discriminativo dos elementos do problema e contribuiu metodologicamente para a área ao desenvolver um procedimento de treino que permite o estudo confiável de processos de controle de estímulos na resolução de problemas com humanos, no laboratório, e que é acessível e econômico.A problem is a context in which the organism discerns the possibility of accessing reinforcing consequences but lacks the necessary behavioral relations in its repertoire to obtain the signaled consequence. If the organism solves the problem with a single ordered behavior chain with a new functional relation it happens through insight, whereas solving the problem through gradual variations in behavior until the production of the reinforcing stimulus is referred to as trial and error. Theoretical frameworks and empirical data have demonstrated a relationship between processes associated with stimulus control and insight resolution. This dissertation aimed to observe the effects of non-necessary behavioral relationships to insight problem-solving. For this purpose, we developed a procedure involving two problems with similar contexts but distinct model stimuli indicating the necessary behaviors to solve the problem. We split participants into three groups. One received discriminative training for the relation of one model stimuli with the stimuli for each problem, with P(SR|S) = 1; another received training on the same tasks, P(SR|S) = 0.5; the third only underwent modeling of the necessary behavior for solving the problems. The results showed that discriminative training did not change the probability of solving the problems, nor the odds of solving the problem through insight. However, we found a correlation between the amount of training, and possibly discriminative control of the stimuli in the problems, which was crucial for producing insight-type resolutions. The lack of a relationship between discriminative model training and problem-solving seems to have resulted from methodological choices in the procedure. Nevertheless, the research confirmed the fundamental role of prior learning in insight production, provided evidence on discriminative control of problem elements, and methodologically contributed to the field by developing a training procedure that allows a reliable study of stimulus control processes in human problem-solving, in the laboratory, and that is accessible and economical to replicate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMijares, Miriam GarciaPessôa Neto, Roberto Soares2023-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-12042024-152816/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-12T20:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-12042024-152816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-12T20:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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