Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Edilane Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/
Resumo: Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados.
id USP_fca24cd95c670fca600dc1b9fb7d8ea3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022021-100446
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogoBetween saying and doing with the media and technologies in the initial formation of the pedagogueCommunicationComunicaçãoCurrículoCurriculumEducaçãoEducationICT and MediaLanguageLinguagemTIC\'s e MídiasEsta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados.This thesis intends to interpret and understand the interfaces of communicational processes in education, within the discourses and formative practices of the pedagogy curricula of the University of the State of Bahia (UNEB), in order to consider the actions and boundaries of the courses built in the dialogue between the Education and Communication fields. To this end, it analyzes three (3) differentiated curricular propositions, in the context of choices of the university\'s multicampia, scenario of the curriculum\'s activities, highlighting the references and implications of communication as an educational communicative bias in mediations and elaborations of projects with and to the uses of Information and Communication Technologies and media. In this perspective, it suggests, from the understandings of the speeches, of the place, of the contexts time-space, to clarify the relations between the approaches of media-education, technologies in / for education and / or even educommunication, among other conceptual and methodological bases, with the intent of the demand for new proposals for the curriculum. As a result, it presents a mapping of discursive actions and matrices, attempting a didactic design, based on hypertextuality and intermingling between fields, as a support for expanding the possibilities and defining new formative and communicational processes of the graduating students. With a qualitative methodological option, it is inspired by philosophical hermeneutics as a reference to the interpretation and understanding of the processes and the theories, in which it is sought to understand, in a course of critical investigation, the relationship of fields in two ways: from Education to Communication and vice-versa, enhancing the proposals. The methodology and method are also supported by participant research in tandem with the proposition built on experiences as a medium for the creation of the arguments presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCitelli, Adilson OdairTeles, Edilane Carvalho2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-25T20:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-100446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-25T20:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
Between saying and doing with the media and technologies in the initial formation of the pedagogue
title Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
spellingShingle Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
Teles, Edilane Carvalho
Communication
Comunicação
Currículo
Curriculum
Educação
Education
ICT and Media
Language
Linguagem
TIC\'s e Mídias
title_short Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
title_full Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
title_fullStr Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
title_full_unstemmed Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
title_sort Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
author Teles, Edilane Carvalho
author_facet Teles, Edilane Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Citelli, Adilson Odair
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Edilane Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Comunicação
Currículo
Curriculum
Educação
Education
ICT and Media
Language
Linguagem
TIC\'s e Mídias
topic Communication
Comunicação
Currículo
Curriculum
Educação
Education
ICT and Media
Language
Linguagem
TIC\'s e Mídias
description Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091058235080704