Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/ |
Resumo: | Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados. |
id |
USP_fca24cd95c670fca600dc1b9fb7d8ea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25022021-100446 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogoBetween saying and doing with the media and technologies in the initial formation of the pedagogueCommunicationComunicaçãoCurrículoCurriculumEducaçãoEducationICT and MediaLanguageLinguagemTIC\'s e MídiasEsta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados.This thesis intends to interpret and understand the interfaces of communicational processes in education, within the discourses and formative practices of the pedagogy curricula of the University of the State of Bahia (UNEB), in order to consider the actions and boundaries of the courses built in the dialogue between the Education and Communication fields. To this end, it analyzes three (3) differentiated curricular propositions, in the context of choices of the university\'s multicampia, scenario of the curriculum\'s activities, highlighting the references and implications of communication as an educational communicative bias in mediations and elaborations of projects with and to the uses of Information and Communication Technologies and media. In this perspective, it suggests, from the understandings of the speeches, of the place, of the contexts time-space, to clarify the relations between the approaches of media-education, technologies in / for education and / or even educommunication, among other conceptual and methodological bases, with the intent of the demand for new proposals for the curriculum. As a result, it presents a mapping of discursive actions and matrices, attempting a didactic design, based on hypertextuality and intermingling between fields, as a support for expanding the possibilities and defining new formative and communicational processes of the graduating students. With a qualitative methodological option, it is inspired by philosophical hermeneutics as a reference to the interpretation and understanding of the processes and the theories, in which it is sought to understand, in a course of critical investigation, the relationship of fields in two ways: from Education to Communication and vice-versa, enhancing the proposals. The methodology and method are also supported by participant research in tandem with the proposition built on experiences as a medium for the creation of the arguments presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCitelli, Adilson OdairTeles, Edilane Carvalho2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-25T20:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-100446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-25T20:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo Between saying and doing with the media and technologies in the initial formation of the pedagogue |
title |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
spellingShingle |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo Teles, Edilane Carvalho Communication Comunicação Currículo Curriculum Educação Education ICT and Media Language Linguagem TIC\'s e Mídias |
title_short |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
title_full |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
title_fullStr |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
title_full_unstemmed |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
title_sort |
Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo |
author |
Teles, Edilane Carvalho |
author_facet |
Teles, Edilane Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Citelli, Adilson Odair |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Edilane Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Comunicação Currículo Curriculum Educação Education ICT and Media Language Linguagem TIC\'s e Mídias |
topic |
Communication Comunicação Currículo Curriculum Educação Education ICT and Media Language Linguagem TIC\'s e Mídias |
description |
Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-25022021-100446/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091058235080704 |