A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luiza Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062008-172817/
Resumo: Este trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada.
id USP_fcde1401aca90a833ab8b6fe129b499e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18062008-172817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.Adviser authority and the contemporary discourse about family crisis.AuthorityAuto-ajudaAutoridadeCriseCrisisDisciplina da emoçãoDiscipline of emotionFamíliaFamilySelf-helpEste trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada.This work is about the about the contemporary family authority cisis discoursive production, taking as a source of analysis the self-help literature which discusses this subject.The books selected are, among others, \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\" (Bright parents, fascinating children), by Augusto Cury and \"Quem ama educa\" (The one who loves educates), by Içami Tiba, found in electronic sites, in April 2006, as the \"top ten best sellers\". The objective is to understand how the discourse about authority crisis in the family is organized, in what it is based to produce power effects, the diagnosis produced and the precepts, explained by the authors, for the construction of a good family. The discourse here is understood according to Foucault, relating it to truth policies added to some kinds of knowledges and particular sociopolitical and economical existence conditions, that is to say, as a game of power that produces what is true and what is false and that has as effects of power the production of realities and subjects. The conclusion is that the discourse about the authority crisis works as an instability generator and dislocates family authority to a diffuse, specialized and adviser authority, which is based on scientific and pseudioscientific knowledges, as the ones by psycotherapy and psychiatry, properly popularized. In this process of discourse production about the family that lives a crisis and is unable to educate its own children, an emptiness of authority is established, in which new technologies of normalization and education are subscribed: emotional education, through technical knowlede and power prescriptions which would give back to fathers and mothers the lost authority, and would produce, as an effect, responsible, successful and happy subjects. Hypotetically, this contemporaneous way of subjects production is part of a dislocation process of the disciplinar society to the control society, through the articulation of power and control techniques that match the racional control of emotions whith the reinforcement of the individual construction turned to an intimate and private life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchilling, Flavia InesMonteiro, Luiza Pereira2008-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062008-172817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-18062008-172817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
Adviser authority and the contemporary discourse about family crisis.
title A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
spellingShingle A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
Monteiro, Luiza Pereira
Authority
Auto-ajuda
Autoridade
Crise
Crisis
Disciplina da emoção
Discipline of emotion
Família
Family
Self-help
title_short A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_full A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_fullStr A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_full_unstemmed A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
title_sort A autoridade conselheira e o discurso contemporâneo sobre a crise da/na família.
author Monteiro, Luiza Pereira
author_facet Monteiro, Luiza Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schilling, Flavia Ines
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luiza Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Authority
Auto-ajuda
Autoridade
Crise
Crisis
Disciplina da emoção
Discipline of emotion
Família
Family
Self-help
topic Authority
Auto-ajuda
Autoridade
Crise
Crisis
Disciplina da emoção
Discipline of emotion
Família
Family
Self-help
description Este trabalho trata da produção discursiva sobre a crise de autoridade na família contemporânea, tomando como fonte de análise a literatura de auto-ajuda que versa sobre o tema. O recorte nessa literatura foram, entre outros, os livros \"Pais brilhantes, filhos fascinantes\", de Augusto Cury, e \"Quem Ama Educa\", de Içami Tiba, pesquisados em sites eletrônicos, no mês de abril de 2006, como \"os dez mais vendidos\". O objetivo é compreender como se organiza o discurso sobre crise de autoridade na família, em que ele se apóia para produzir efeitos de poder, o diagnóstico produzido e os preceitos, realizados pelos autores, para a construção de uma boa família. Compreende-se o discurso de acordo com Foucault, vinculando-o a políticas de verdade anexadas a determinados tipos de saberes e a condições sócio-políticas e econômicas especificas de existência, isto é, como um jogo de poder em que se produz o verdadeiro e o falso e cujos efeitos de poder são produzir realidades e sujeitos. A conclusão é de que o discurso da crise de autoridade funciona como um operador de instabilidades e de deslocamento da autoridade familiar para as autoridades difusas e especialistas ou autoridades conselheiras, fundamentadas em saberes científicos e pseudocientíficos, como os da psicoterapia e de psiquiatria, devidamente popularizados. Nesse processo de produção discursiva da família em crise e incapaz de educar os próprios filhos, estabelece-se um vazio de autoridade, no qual se inscrevem novas tecnologias de normalização e educação: a educação da emoção, por meio de prescrições técnicas de saber e poder que restituiriam aos pais e mães a autoridade perdida, a harmonia familiar e produziria, como efeito, sujeitos responsáveis, bem sucedidos e felizes. Hipoteticamente, esse modo contemporâneo de produção de sujeitos é parte de um processo de deslocamento, em curso, da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, a partir da articulação das técnicas de poder e controle que combinam o controle das emoções pelas racionalidades com o reforço da constituição de indivíduos voltados para vida íntima e privada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062008-172817/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062008-172817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090830918483968