As representações de si no Facebook: estratégias de manipulação de impressões entre jovens de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancini, Pedro Felipe Kirilauskas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-25032019-100753/
Resumo: A pesquisa buscou compreender as formas de sociabilidade vigentes na rede social Facebook especialmente, sob a perspectiva das representações do eu, conforme presente na sociologia de Erving Goffman (1985). O estudo deteve-se sobre o seguinte problema de investigação: De que forma um certo grupo de jovens moradores da cidade de São Paulo, com condições de vida similares e oriundos das regiões oeste e norte do município, utiliza as ferramentas interativas do Facebook para manipular virtualmente a impressão que causa nos demais? Quais são as semelhanças e diferenças nessa participação? A partir dessa questão, investigamos algumas das principais estratégias de manipulação de impressões adotadas para a administração de representações de si em ambientes virtuais de sociabilidade. O processo investigativo contou com uma abordagem qualitativa ancorada em grupos focais, entrevistas semiestruturadas, observações etnográficas virtuais e análises de conteúdo de publicações expostas nessa rede social. Como hipótese, especulou-se a existência de diferenças significativas entre os jovens na condução de estratégias de representação, que variariam de acordo com as características da rede de sociabilidade administradas pelo indivíduo nesse ambiente interativo. Optou-se pela seleção de um perfil jovem, supondo haver relação entre faixa etária e volume e diversidade da rede de sociabilidade (ou seja: com o número total de pessoas com as quais esses indivíduos se comunicam e com a variedade de pessoas dentro dessa rede). No fim do processo investigativo, pretendeu-se fornecer uma contribuição teórica clara acerca dos impactos sociais resultantes da difusão de formas virtuais de comunicação na sociedade em especial, entre essa parcela dos jovens paulistanos.
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