Processos de criação no arranjo vocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10012023-102849/
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar e relatar processos de criação de arranjos vocais a partir da metodologia da pesquisa qualitativa com: análise comparativa da bibliografia especializada; observação participativa; relatos de experiência; e detalhamento dos processos de criação de quatro arranjos que integram esta pesquisa. No Capítulo I, discorremos sobre o conceito de arranjo vocal, abordando também os termos transcrição e adaptação de arranjos e discutindo ainda algumas práticas de escrita em arranjos vocais. No Capítulo II, trazemos uma análise comparativa de uma bibliografia selecionada de livros, métodos, trabalhos acadêmicos e propostas de ensino de arranjos vocais, são eles: Ades (1983 [1966]); Guest (1996, Vol. 1, 2 e 3); Almada (2000); Mansilla (2019); Zilahi (2020); Menezes Júnior (2002, 2016); Pereira (2006); Soboll (2007); Borhagian Machado (2018); e Espada (2017). No Capítulo III, apresentamos experiências práticas realizadas ao longo da pesquisa, entre elas: cursos; disciplinas; congressos; e palestras. São relatos dentro da perspectiva da observação participante, da pesquisa qualitativa, que se propõe a descrever e interpretar as experiências vividas. No Capítulo IV, descrevemos os processos de criação dos arranjos (e uma adaptação) elaborados no decorrer da pesquisa, produtos das experiências práticas realizadas atreladas ao estudo da bibliografia selecionada. Foram arranjadas as canções: Fala, de João Ricardo e Luhli; What a wonderful world, de George David Weiss e Bob Thiele; De papo pro á, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano; e Quem vem pra beira do mar, de Dorival Caymmi. Estes arranjos foram apresentados durante o período da pesquisa pelos coros: Coral Escola Comunicantus; Madrigal LivrEncanto; Coral da Terceira Idade da USP; e o último, também pelo Coral Escola Comunicantus, em formato de vídeo no contexto do coro virtual. Os resultados da pesquisa são tratados em três diferentes capítulos: no II, que é focado na produção bibliográfica; no III, com foco na participação em cursos, palestras etc.; e no IV, que apresenta produção própria de arranjos em diálogo com os capítulos anteriores.
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No Capítulo II, trazemos uma análise comparativa de uma bibliografia selecionada de livros, métodos, trabalhos acadêmicos e propostas de ensino de arranjos vocais, são eles: Ades (1983 [1966]); Guest (1996, Vol. 1, 2 e 3); Almada (2000); Mansilla (2019); Zilahi (2020); Menezes Júnior (2002, 2016); Pereira (2006); Soboll (2007); Borhagian Machado (2018); e Espada (2017). No Capítulo III, apresentamos experiências práticas realizadas ao longo da pesquisa, entre elas: cursos; disciplinas; congressos; e palestras. São relatos dentro da perspectiva da observação participante, da pesquisa qualitativa, que se propõe a descrever e interpretar as experiências vividas. No Capítulo IV, descrevemos os processos de criação dos arranjos (e uma adaptação) elaborados no decorrer da pesquisa, produtos das experiências práticas realizadas atreladas ao estudo da bibliografia selecionada. Foram arranjadas as canções: Fala, de João Ricardo e Luhli; What a wonderful world, de George David Weiss e Bob Thiele; De papo pro á, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano; e Quem vem pra beira do mar, de Dorival Caymmi. Estes arranjos foram apresentados durante o período da pesquisa pelos coros: Coral Escola Comunicantus; Madrigal LivrEncanto; Coral da Terceira Idade da USP; e o último, também pelo Coral Escola Comunicantus, em formato de vídeo no contexto do coro virtual. Os resultados da pesquisa são tratados em três diferentes capítulos: no II, que é focado na produção bibliográfica; no III, com foco na participação em cursos, palestras etc.; e no IV, que apresenta produção própria de arranjos em diálogo com os capítulos anteriores.This work aims to analyze and describe creation processes of vocal arrangements adopting the methodology of qualitative research with: comparative analysis of specialized bibliography; participatory observation; experience reports; and detailing of the creation processes of four arrangements that integrate this research. On the first chapter, we write about the concept of vocal arrangement, also approaching the terms transcription and adaptation of arrangements, and furthermore discussing some writing practices in vocal arrangements. On the second chapter, we introduce a comparative analysis of a selected bibliography of books, methods, academic works and teaching proposals of vocal arrangements, namely: Ades (1983 [1966]); Guest (1996, Vol. 1, 2 e 3); Almada (2000); Mansilla (2019); Zilahi (2020); Menezes Júnior (2002, 2016); Pereira (2006); Soboll (2007); Borhagian Machado (2018); and Espada (2017). On the third chapter, we present practical experiences carried out during the research, among them: free courses; disciplines; congresses; and conferences. The reports are given through the perspective of participatory observation in qualitative research, which aims to describe and interpret the lived experiences. On the fourth chapter, we describe the creation processes of the arrangements (and one adaptation) elaborated during the research, products of the practical experiences carried out, tied to the study of the selected bibliography. The arranged songs were: Fala, by João Ricardo and Luhli; What a wonderful world, by George David Weiss and Bob Thiele; De papo pro á, by Joubert de Carvalho and Olegário Mariano; and Quem vem pra beira do mar, by Dorival Caymmi. These arrangements were presented during the research period by the choirs: Coral Escola Comunicantus; Madrigal LivrEncanto; Coral da Terceira Idade da USP; and the latter also by Coral Escola Comunicantus, in a video format in the context of the virtual choir. The results of the research are addressed in three different chapters: on the second, which focuses on the bibliographical production; on the third, focusing on the participation in courses, conferences etc.; and on the fourth, which presents our own production of arrangements in a dialog with the previous chapters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Susana Cecilia Almeida Igayara deOliveira, Carolina Andrade2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10012023-102849/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-10T12:43:33Zoai:teses.usp.br:tde-10012023-102849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-10T12:43:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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