Difusão e construção do design no Brasil: o papel do MASP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cará, Milene Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-09082013-161051/
Resumo: A tese Difusão e Construção do Design no Brasil: o papel do MASP foi construído sobre as bases lançadas pela pesquisadora em sua dissertação de mestrado Do Desenho Industrial ao Design - Uma Bibliografia Crítica para a Disciplina. Como a pesquisa anterior, de caráter antológico, o presente texto contém um amplo levantamento das atividades expositivas dedicadas à discussão do design realizadas no Museu de Arte de São Paulo (MASP) entre os anos 1947 e 1989, anos da gestão de Pietro Maria Bardi. Vistas, enquanto conjunto, essas atividades oferecem um panorama geral das diversas questões propostas pelo Museu e sua contribuição para o debate da disciplina durante o período de consolidação do design no Brasil. Se, por um lado, as duas pesquisas têm objetivo semelhante - a reunião de fontes importantes sobre o debate do design no País - por outro, diferem no modo de organização. Em lugar de uma divisão cronológica, adotou-se aqui a divisão temática para a apresentação das exposições realizadas pelo Museu e, como resultado, são apresentados sete ensaios precedidos por uma breve introdução contextual. Essa escolha se dá na medida em que muitos dos temas são recorrentes ao longo de toda a atividade de Pietro Maria Bardi como conservador-chefe do Museu, ao lado de Lina Bo Bardi. Assim, tais ensaios, longe de limitarem-se à apresentação das exposições, têm como objetivo enunciar os principais temas propostos pelo Museu entre as décadas de 1950 e 1980 e contextualizá-los dentro do panorama da historiografi a do design brasileiro. Ao anexo desta pesquisa, caberá o papel de apresentar brevemente a totalidade das exposições, bem como seus objetivos e as fontes localizadas no Centro de Documentação do Museu; tornando-se instrumento para futuras pesquisas àqueles interessados na análise e crítica da produção cultural para o design no Brasil. Deste amplo panorama, o destaque e análise dos principais temas recorrentes no discurso das exposições constitui uma metodologia original para a consolidação da historiografi a da disciplina, ao demonstrar a importância do discurso das exposições como refl exo relevante do pensamento de uma época. E é justamente a análise deste discurso realizada ao longo dos ensaios propostos, que permitirá o enriquecimento do panorama da área por meio do resgate de uma visão original do Museu para o design, ao contrário de grande parte das refl exões presentes no debate da disciplina durante a segunda metade do século XX, cuja bandeira foi a construção de fronteiras claras a outros campos do conhecimento e, particularmente, à arte, como forma de afi rmação. Nestes termos, o Museu, desde sua fundação, ao adotar uma visão ampliada do campo da arte - arte como consequência do meio - compreenderá, sem distinções, o design também como manifestação artística. E por esta afi rmação, o design é elemento importante da cultura como um todo, condição necessária para confi guração do ambiente cotidiano e refl exo da multifacetada complexidade, desejos e atitudes de uma sociedade. Considerada esta posição, é possível afi rmar que o MASP anteciparia, desde a sua fundação e ao longo de suas atividades, uma visão não só contemporânea do design, mas avessa a discursos restritivos, na qual design é resposta às exigências da modernidade, que, por sua vez, estão condicionadas às relativas noções de espaço e tempo, determinantes para a complexidade da disciplina. Esta leitura proporcionará, portanto, uma contribuição valiosa, um balanço do importante papel do Museu para a difusão e construção do design no Brasil e oferecerá, assim, uma base oportuna à teoria e prática do design na atualidade.
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Se, por um lado, as duas pesquisas têm objetivo semelhante - a reunião de fontes importantes sobre o debate do design no País - por outro, diferem no modo de organização. Em lugar de uma divisão cronológica, adotou-se aqui a divisão temática para a apresentação das exposições realizadas pelo Museu e, como resultado, são apresentados sete ensaios precedidos por uma breve introdução contextual. Essa escolha se dá na medida em que muitos dos temas são recorrentes ao longo de toda a atividade de Pietro Maria Bardi como conservador-chefe do Museu, ao lado de Lina Bo Bardi. Assim, tais ensaios, longe de limitarem-se à apresentação das exposições, têm como objetivo enunciar os principais temas propostos pelo Museu entre as décadas de 1950 e 1980 e contextualizá-los dentro do panorama da historiografi a do design brasileiro. Ao anexo desta pesquisa, caberá o papel de apresentar brevemente a totalidade das exposições, bem como seus objetivos e as fontes localizadas no Centro de Documentação do Museu; tornando-se instrumento para futuras pesquisas àqueles interessados na análise e crítica da produção cultural para o design no Brasil. Deste amplo panorama, o destaque e análise dos principais temas recorrentes no discurso das exposições constitui uma metodologia original para a consolidação da historiografi a da disciplina, ao demonstrar a importância do discurso das exposições como refl exo relevante do pensamento de uma época. E é justamente a análise deste discurso realizada ao longo dos ensaios propostos, que permitirá o enriquecimento do panorama da área por meio do resgate de uma visão original do Museu para o design, ao contrário de grande parte das refl exões presentes no debate da disciplina durante a segunda metade do século XX, cuja bandeira foi a construção de fronteiras claras a outros campos do conhecimento e, particularmente, à arte, como forma de afi rmação. Nestes termos, o Museu, desde sua fundação, ao adotar uma visão ampliada do campo da arte - arte como consequência do meio - compreenderá, sem distinções, o design também como manifestação artística. E por esta afi rmação, o design é elemento importante da cultura como um todo, condição necessária para confi guração do ambiente cotidiano e refl exo da multifacetada complexidade, desejos e atitudes de uma sociedade. Considerada esta posição, é possível afi rmar que o MASP anteciparia, desde a sua fundação e ao longo de suas atividades, uma visão não só contemporânea do design, mas avessa a discursos restritivos, na qual design é resposta às exigências da modernidade, que, por sua vez, estão condicionadas às relativas noções de espaço e tempo, determinantes para a complexidade da disciplina. Esta leitura proporcionará, portanto, uma contribuição valiosa, um balanço do importante papel do Museu para a difusão e construção do design no Brasil e oferecerá, assim, uma base oportuna à teoria e prática do design na atualidade.The thesis DIFFUSION AND CONSTRUCTION OF DESIGN IN BRAZIL: THE ROLE OF MASP was built on the foundations laid by the researcher in her Masters dissertation FROM INDUSTRIAL DESIGN TO DESIGN - A CRITICAL BIBLIOGRAPHY FOR THE DISCIPLINE. As the previous research, of an anthological character, the present text contains a comprehensive survey of the exhibiting activities dedicated to the discussion of design held at the São Paulo Museum of Art (MASP) between the years 1947 and 1989, under the management of Pietro Maria Bardi. Viewed as a whole, these activities provide an overview of the various issues proposed by the Museum and its contribution to the debate of the discipline during the consolidation period of design in Brazil. If, on the one hand, the two researches have similar goals - the gathering of major sources of debate about design in the country - on the other, they differ in the mode of organization. Instead of a chronological division, we have adopted here, the thematic division for the presentation of exhibits held by the Museum, and, as a result, seven essays are presented preceded by a brief contextual introduction. This choice was made because many of the themes recur throughout the activity of Pietro Maria Bardi as chief conservator of the museum, together with Lina Bo Bardi. So these essays, far from being confi ned to a presentation of exhibits, aim to outline the main themes proposed by the museum between the 1950s and 1980s, and contextualize them within the panorama of the historiography of Brazilian design. The attachment in this research plays the role of briefl y presenting all of the exhibitions, as well as their goals and the sources located in the Documentation Center of the Museum; becoming a tool for those interested in further research and critical analysis of the cultural production for design in Brazil. From this broad panorama, highlighting and analyzing the main recurring themes in the discourse of the exhibits constitutes an original methodology for consolidating the historiography of the discipline, by demonstrating the importance of the discourse as a relevant refl ection of the thought of an epoch. And it is precisely this discourse analysis, performed over the proposed essays, that will enrich the panorama of the area through the rescue of an original vision of the Museum towards design, unlike most of the refl ections present in the debate of the discipline during the second half of the twentieth century, whose motto was to build clear boundaries towards other fields of knowledge, and particularly towards art, as way of assertion. Accordingly, the Museum, since its foundation, by adopting a broader view of the fi eld of art - art as consequence of the social sphere - has included, without distinction, design also as artistic manifestation. And by this statement, design has been an important element of culture as a whole, a necessary condition for setting the daily environment and refl ecting the multifaceted complexity, desires and attitudes of a society. Considering this position, it is possible to state that MASP has anticipated, since its founding and over its activities, not only a contemporary view of design, but also averse to restrictive speeches, in which design is a response to the demands of modernity, which, in turn, are conditioned to the relative notions of space and time, determinants for the complexity of the discipline. This reading will provide, therefore, a valuable contribution, an overview of the important role the Museum has played towards the diffusion and construction of design in Brazil, and will offer, thus, a timely basis for the theory and practice of design today.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMigliaccio, LucianoCará, Milene Soares2013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-09082013-161051/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-09082013-161051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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