Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/23594 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. |
id |
UNB-2_4983232672dc29e17c750b2d58a16b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/23594 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barbosa, Arthur GomesGomes, Ana Lúcia de AbreuBARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/23594Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.A pesquisa que aqui se apresenta teve como objeto o estudo das ressignificações dos monumentos históricos. Foi observado o uso destes monumentos como suportes de discursos e ideias ressignificados como novos suportes para manifestações efêmeras de arte contemporânea. Assim, escolheu-se como plataforma de observação o caso específico do Museu de Arte de São Paulo, o Masp. O monumento histórico, não intencional, tombado pela sua arquitetura, é reutilizado como um suporte para ações de vídeo arte, projeções. Nessa pesquisa defende-se que estas ações são capazes de ressignificar os sentidos primários da estrutura suporte, sendo também uma ação de retomada e atualização do monumento histórico. Tendo em vista os processos de tombamento e seus desdobramentos, este trabalho visa questionar a situação do tombamento quando tratamos do monumento no contexto contemporâneo, levando em consideração que o ato de tombar engessa os potenciais de retomada e pertencimento de um monumento.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-23T12:05:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-03T18:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-03T18:10:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)The research presented here had as its object the study of the re-significations of historical monuments. It was observed the use of these monuments as supports of speeches and ideas redefined as new supports for ephemeral manifestations of contemporary art. Thus, the specific case of the São Paulo Museum of Art, Masp, was chosen as the observation platform. This unintentional historical monument, recognized as cultural heritage because of its architecture, is reused as a support for video art projections. In this research, we argue that these actions are able to re-signify the primary meanings of the support structure, being also an action of resumption and update of the historical monument. Considering the process of recognizing cultural sites and its unfolding, this study aims to question such a recognition of monuments in the contemporary context, given that such an act freezes the possibilities of resumption and belonging of a monument.Monumentos históricosPatrimônio cultural - proteçãoPatrimônio históricoMuseu de Arte de São Paulo (MASP)Museus de arteArte contemporâneaEntre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-03T18:10:09Z2020-04-03T18:10:09Z2018-06-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdfapplication/pdf19679483http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/1/2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdfcfe10a8187418224e71577395e581315MD5110483/235942020-04-03 15:10:09.197oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-03T18:10:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
title |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
spellingShingle |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico Barbosa, Arthur Gomes Monumentos históricos Patrimônio cultural - proteção Patrimônio histórico Museu de Arte de São Paulo (MASP) Museus de arte Arte contemporânea |
title_short |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
title_full |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
title_fullStr |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
title_full_unstemmed |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
title_sort |
Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico |
author |
Barbosa, Arthur Gomes |
author_facet |
Barbosa, Arthur Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Arthur Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
contributor_str_mv |
Gomes, Ana Lúcia de Abreu |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Monumentos históricos Patrimônio cultural - proteção Patrimônio histórico Museu de Arte de São Paulo (MASP) Museus de arte Arte contemporânea |
topic |
Monumentos históricos Patrimônio cultural - proteção Patrimônio histórico Museu de Arte de São Paulo (MASP) Museus de arte Arte contemporânea |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-03T18:10:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-03T18:10:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23594 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/23594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/1/2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e cfe10a8187418224e71577395e581315 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493094508527616 |