Performances em museus da cidade de São Paulo: preservação, documentação e registro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-16062021-143322/ |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística. |
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Performances em museus da cidade de São Paulo: preservação, documentação e registroPerformances in São Paulo city museums: preservation, documentation and registrationAcervoArte contemporâneaCollectionContemporary artInstituições de arteInstitutions of artPerformancePerformanceRecordRegistroEsta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística.This thesis proposes to investigate the artistic language of performances and their inclusion in the collections of art institutions in São Paulo, Brazil, through the light of the subtleties and contemporary artistic productions. The objective is to identify the choices and procedures about the acquisitions of performances in collections through the records, as well as their unfolding, since this artistic language is characterized by its immateriality. The exploratory study is based on theoretical, documentary and qualitative research, based on interviews with specialists, analyzed with the help of the content analysis technique. It can be seen that immaterial works, such as performance, that take place in determined time and space, are being included in art institutions as artistic creations. In addition, the study points out ways for understanding that immaterial artistic expressions can be conserved, appreciated and reenacted, with the status of works of art. The study presents a contribution to map collections of performances in São Paulo, and distinguishes the different types of records of this language, facilitating debates regarding the memory and the dissemination of this artistic practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Jane AparecidaFerreira, Joseane Alves2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-16062021-143322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-12T13:36:18Zoai:teses.usp.br:tde-16062021-143322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-12T13:36:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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