Performances em museus da cidade de São Paulo: preservação, documentação e registro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joseane Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-16062021-143322/
Resumo: Esta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística.
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