A soft law da Organização Mundial da Saúde para emergências de saúde pública : as recomendações da pandemia de COVID-19 como fonte do Direito Internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2135/tde-21082023-133756/ |
Resumo: | Esta Tese tem como objetivo refletir sobre a possibilidade do reconhecimento dos instrumentos de soft law como fonte primária (direta, formal) do Direito Internacional. Parte-se da crença, quase ortodoxa, que o estudo das fontes do Direito Internacional está restrito ao artigo 38 do Estatuto da CIJ, esta pesquisa se propõe debate acerca das novas tendências para o aprimoramento do Direito Internacional, argumentando que as fontes formais clássicas deste campo devem ser reavaliadas e que outros os instrumentos como os de soft law, podem ser acrescentados ou equiparados à lista contida no dispositivo legal do Estatuto da CIJ. Para embasar esta tese, examinar-se-á se as recomendações para emergências de saúde publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) questionando se podem ser reconhecidas como fonte do Direito. Para isso, o campo da validade dos instrumentos de soft law serão analisados por duas perspectivas: (i) pela identificação do fundamento de validade formal, através de uma discussão sobre a prática do Direito Internacional; e (ii) pelo fundamento de validade material, por meio de uma discussão filosófica. Alinhado ao objetivo geral desta pesquisa, passar-se-á pelos objetivos específicos, essenciais para alcançar clareza sobre o instituto da soft law, a saber: a) identificar os parâmetros capazes de estabelecer a validade da soft law no Direito Internacional; b) discutir e apontar o momento que a soft law alcança obrigatoriedade em face aos sujeitos de Direito Internacional, especialmente os Estados; c) apurar se a presença de sanção expressa é um marcador de obrigatoriedade para a soft law; por fim, d) investigar os critérios para que os instrumentos de soft law possam ser reconhecidos como uma fonte de Direito Internacional. A hipótese que será testada nesta pesquisa: reconhece-se às normas soft law o status de fonte do Direito Internacional, pois diante dos novos arranjos entre o Direito Internacional e a sociedade, a soft law seria a resposta mais adequada do que as fontes listadas no artigo 38 do Estatuto da CIJ. Diante da confirmação da hipótese, perceber-se-á o movimento de retirada da soft law da zona cinzenta do Direito Internacional. Optou-se pelo método dedutivo para a elaboração da tese, que a partir do debate e identificação da validade, no campo normativo, dos instrumentos de soft law, examinar-se-á se recomendações desenvolvidas pela OMS para emergências de saúde pública internacional podem ser reconhecidas como fonte do Direito Internacional. |
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A soft law da Organização Mundial da Saúde para emergências de saúde pública : as recomendações da pandemia de COVID-19 como fonte do Direito InternacionalWorld Health Organization soft law for public health emergencies : the COVID-19 pandemic recommendations as a source of International LawDireito InternacionalFontes do Direito InternacionalInternational LawRecomendações da OMSSoft LawSoft LawSources of International LawWHO's RecommendationsEsta Tese tem como objetivo refletir sobre a possibilidade do reconhecimento dos instrumentos de soft law como fonte primária (direta, formal) do Direito Internacional. Parte-se da crença, quase ortodoxa, que o estudo das fontes do Direito Internacional está restrito ao artigo 38 do Estatuto da CIJ, esta pesquisa se propõe debate acerca das novas tendências para o aprimoramento do Direito Internacional, argumentando que as fontes formais clássicas deste campo devem ser reavaliadas e que outros os instrumentos como os de soft law, podem ser acrescentados ou equiparados à lista contida no dispositivo legal do Estatuto da CIJ. Para embasar esta tese, examinar-se-á se as recomendações para emergências de saúde publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) questionando se podem ser reconhecidas como fonte do Direito. Para isso, o campo da validade dos instrumentos de soft law serão analisados por duas perspectivas: (i) pela identificação do fundamento de validade formal, através de uma discussão sobre a prática do Direito Internacional; e (ii) pelo fundamento de validade material, por meio de uma discussão filosófica. Alinhado ao objetivo geral desta pesquisa, passar-se-á pelos objetivos específicos, essenciais para alcançar clareza sobre o instituto da soft law, a saber: a) identificar os parâmetros capazes de estabelecer a validade da soft law no Direito Internacional; b) discutir e apontar o momento que a soft law alcança obrigatoriedade em face aos sujeitos de Direito Internacional, especialmente os Estados; c) apurar se a presença de sanção expressa é um marcador de obrigatoriedade para a soft law; por fim, d) investigar os critérios para que os instrumentos de soft law possam ser reconhecidos como uma fonte de Direito Internacional. A hipótese que será testada nesta pesquisa: reconhece-se às normas soft law o status de fonte do Direito Internacional, pois diante dos novos arranjos entre o Direito Internacional e a sociedade, a soft law seria a resposta mais adequada do que as fontes listadas no artigo 38 do Estatuto da CIJ. Diante da confirmação da hipótese, perceber-se-á o movimento de retirada da soft law da zona cinzenta do Direito Internacional. Optou-se pelo método dedutivo para a elaboração da tese, que a partir do debate e identificação da validade, no campo normativo, dos instrumentos de soft law, examinar-se-á se recomendações desenvolvidas pela OMS para emergências de saúde pública internacional podem ser reconhecidas como fonte do Direito Internacional.This thesis aims to reflect on the possibility of recognizing soft law instruments as sources (direct, formal) of International Law. Based on the study of sources of International Law is restricted to article 38 of the International Court of Justice Statute, this research proposes a debate on new trends for the improvement of International Law, arguing that the classical formal sources of this field should be reassessed and that other instruments, such as those of soft law, can be added to or equated with the list contained in the legal provision of the ICJ Statute. To support this thesis, it will examine whether the recommendations for health emergencies published by the World Health Organization (WHO) can be recognized as a source of law. The field of validity of soft law instruments will be analyzed from two perspectives: (i) by identifying the formal validity ground, through a discussion of international law practice; and (ii) by the material validity ground, through a philosophical discussion. Aligned with the general objective of this research, the specific objectives, essential to achieve clarity about the soft law institute, will be presented: a) identify the parameters capable of establishing the validity of soft law in International Law; b) discuss and point out the moment when soft law becomes obligatory in relation to the subjects of International Law, especially the States; c) determine whether the presence of an express sanction is an obligatory marker for soft law; and finally, d) investigate the criteria for soft law instruments to be recognized as a source of International Law. The hypothesis that will be tested in this research: soft law norms are recognized as a source of International Law, because in the face of new arrangements between International Law and society, soft law would be a more adequate response than the sources listed in Article 38 of the ICJ Statute. If the hypothesis is confirmed, the movement of soft law coming out of the gray area of International Law will be perceived. The deductive method was chosen for the preparation of the thesis, which, based on the debate and identification of the validity, in the normative field, of soft law instruments, will examine whether recommendations developed by the WHO for international public health emergencies can be recognized as a source of International Law.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral Junior, Alberto doRomero, Thiago Giovani2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2135/tde-21082023-133756/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-01T15:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082023-133756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-01T15:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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