Diretrizes para a determinação do comboio tipo del. uma via navegável.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20122021-111010/ |
Resumo: | Como as dimensões da embarcação tipo ou do comboio tipo de uma hidrovia são o ponto determinante para a definição dos parâmetros básicos (calado; dimensões da câmara da eclusa; seção transversal dos canais, raios de curvatura; tirante de ar e tempo total de eclusagem) das obras de engenharia para a implantação de uma hidrovia, o trabalho procura apresentar uma metodologia que permita avaliar a competitividade do comboio tipo proposto para uma determinada hidrovia, considerando os modais e alternativas logísticas concorrentes em um nível estratégico de planejamento macro. A metodologia envolve a aplicação de um modelo matemático para a minimização do custo total de transporte a partir da consideração da embarcação sugerida e, no caso de comboios de empurra, da formação do comboio tipo (número de barcaças que irão compor o comboio). A partir das formações propostas, essa análise considera as alternativas logísticas e seus respectivos custos, de forma a indicar qual das formações propostas é a que melhor resultado apresenta, mantendo a competitividade da hidrovia no período de análise considerado. É dada uma rede orientada R=(N,A), em que N é o conjunto de nós e A é o conjunto de arcos, por meio da qual uma commodity agrícola deve ser escoada, a partir de centros produtores, com destino a portos de exportação, em um horizonte de tempo que contempla múltiplos períodos, isto é, múltiplos anos. O transporte nesta rede segue o princípio de escolha do caminho (arcos) de menor custo, até que suas capacidades se esgotem. Como, para a utilização da hidrovia, o embarcador precisa fazer um planejamento logístico próprio prévio, comprometendo-se não só com volume, mas também com cadências de embarque, o modelo introduz uma variável chamada de taxa de atratividade. Esta taxa procura traduzir a consistência da competitividade da hidrovia frente à logística de referência adotada. É feita uma análise da rede logística de escoamento da região norte do Brasil introduzindo a Hidrovia Tapajós - Teles Pires |
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Diretrizes para a determinação do comboio tipo del. uma via navegável.Guidelines for determining the capacity of a barge convoy in a waterway.Barge convoyCombio de embarcaçõesHidroviasIsland navigationNavegação interiorRiver transportationTransporte fluvialWaterwayComo as dimensões da embarcação tipo ou do comboio tipo de uma hidrovia são o ponto determinante para a definição dos parâmetros básicos (calado; dimensões da câmara da eclusa; seção transversal dos canais, raios de curvatura; tirante de ar e tempo total de eclusagem) das obras de engenharia para a implantação de uma hidrovia, o trabalho procura apresentar uma metodologia que permita avaliar a competitividade do comboio tipo proposto para uma determinada hidrovia, considerando os modais e alternativas logísticas concorrentes em um nível estratégico de planejamento macro. A metodologia envolve a aplicação de um modelo matemático para a minimização do custo total de transporte a partir da consideração da embarcação sugerida e, no caso de comboios de empurra, da formação do comboio tipo (número de barcaças que irão compor o comboio). A partir das formações propostas, essa análise considera as alternativas logísticas e seus respectivos custos, de forma a indicar qual das formações propostas é a que melhor resultado apresenta, mantendo a competitividade da hidrovia no período de análise considerado. É dada uma rede orientada R=(N,A), em que N é o conjunto de nós e A é o conjunto de arcos, por meio da qual uma commodity agrícola deve ser escoada, a partir de centros produtores, com destino a portos de exportação, em um horizonte de tempo que contempla múltiplos períodos, isto é, múltiplos anos. O transporte nesta rede segue o princípio de escolha do caminho (arcos) de menor custo, até que suas capacidades se esgotem. Como, para a utilização da hidrovia, o embarcador precisa fazer um planejamento logístico próprio prévio, comprometendo-se não só com volume, mas também com cadências de embarque, o modelo introduz uma variável chamada de taxa de atratividade. Esta taxa procura traduzir a consistência da competitividade da hidrovia frente à logística de referência adotada. É feita uma análise da rede logística de escoamento da região norte do Brasil introduzindo a Hidrovia Tapajós - Teles PiresAs the dimensions of a vessel for a waterway are the determining points for the definition of the basic parameters (draft; dimensions of the lock chamber; cross section of the channels, radii of curvature; air riser and total lockout time) for the engineering works for the implantation of a waterway, the work presents a methodology that allows to evaluate the economic competitiveness of a proposed vessel for a determined waterway considering the competing modals and logistic alternatives in a strategic planning level. The methodology involves the application of a mathematical model to minimize the total cost of transportation based on the consideration of the suggested vessel and, in the case of a pushing barge train, the number of barges that will compose the pushing barge train. Based on the proposed sizes of pushing barge trains, this analysis considers the logistical alternatives and their respective costs, in order to indicate which of the proposed sizes is the one with the best result, maintaining the economic competitiveness of the waterway during the period of analysis considered. An oriented network R = (N, A) is given, where N is the set of nodes and A is the set of arcs, through which an agricultural commodity must be drained, from producing centers, to ports of export, in a time horizon that contemplates multiple periods, that is, multiple years. The transport in this network follows the principle of choosing the least cost path (arcs), until its capacities are exhausted. As for the use of the waterway, the shipper needs to make his own prior logistical planning, committing itself not only to volume, but also to shipping rates, the model introduces a variable called the attractiveness rate. This rate shows the resilience of the waterway\'s competitiveness in relation to the reference logistics adopted. An analysis of the logistics network for the flow of the northern region of Brazil is made, introducing the Tapajós - Teles Pires Waterway.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, André BergstenRibeiro, Elcio Silva2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20122021-111010/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-21T17:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-20122021-111010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-21T17:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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