Acompanhamento de gestantes no pré-natal de alto risco da Maternidade Cachoeirinha: contrarreferência na Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Brito de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-29112018-161843/
Resumo: Introdução: A atenção durante o ciclo gravídico puerperal é de extrema importância para garantir a saúde materna e infantil, devendo o pré-natal ocorrer prioritariamente na Atenção Primária à Saúde, respeitando-se a realização de no mínimo sete consultas e a captação da gestante o mais precocemente possível, conforme preconizado nas políticas públicas dessa área. Entretanto, muitas vezes, depara-se com situações fora da normalidade obstétrica, em que patologias relacionadas à gestante e/ou ao feto, impõe a referência da assistência para um nível mais complexo de atenção. Nesse momento, frente a ineficácia dos mecanismos de contrarreferência, a Atenção Primária poderá deixar de obter as informações necessárias para o correto acompanhamento dessas mulheres e de seus conceptos. O presente estudo procurou evidenciar como têm ocorrido os mecanismos de referência e contrarreferência das gestantes encaminhadas por Unidades Básicas de Saúde da Zona Norte do município de São Paulo, para uma Maternidade Escola, referência para gestantes de alto risco, nessa mesma região. Objetivo: Investigar limites e potencialidades do sistema de referência e contrarreferência, no acompanhamento de gestantes de alto risco, encaminhadas para a Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, mais conhecida como Maternidade Escola Cachoeirinha. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo estudo de caso, tomando como participantes 14 enfermeiros e 9 médicos das UBS Vila Dionísia e Dra. Ilza Hutzler. Além das entrevistas individuais semiestruturadas, realizou-se a caracterização da população estudada. A partir do referencial teórico adotado, emergiram três unidades temáticas: o sistema de saúde; o funcionamento do sistema de referência e contrarreferência e fatores estruturais das Unidades Básicas de Saúde. A análise dos discursos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, tendo sido evidenciadas 7 subunidades temáticas empíricas. Resultados e Discussão: A análise dos dados permitiu a avaliação do sistema de referência e contrarreferência e da observância dos princípios e diretrizes do SUS, com relação ao pré-natal de alto risco, realizado na Maternidade Cachoeirinha. Evidenciou-se que não ocorre a contrarreferência para as UBS, dessa forma, a continuidade da assistência durante o pré-natal de alto risco, no puerpério e para o recém-nascido é prejudicada. Além disso, observou-se que o conhecimento sobre o SUS, por parte dos trabalhadores entrevistados é deficiente e o conteúdo é pouco abordado durante os programas de graduação. Conclusões: Deve haver capacitação para os profissionais da atenção primária e terciária de forma integrada, no que se refere aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que diz respeito à referência e contrarreferência. Faz-se necessária também, a capacitação de médicos e enfermeiros das UBS em pré-natal. Para esse estudo, que se trata de um Mestrado Profissional, foram elaboradas duas ferramentas, o fluxograma e o formulário de acompanhamento da gestante de alto-risco, para serem utilizados nas trocas de informações dentro da APS e da atenção terciária. O formulário deverá ser preenchido pela Maternidade mensalmente, e posteriormente, por mala direta, enviada às UBS.
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Nesse momento, frente a ineficácia dos mecanismos de contrarreferência, a Atenção Primária poderá deixar de obter as informações necessárias para o correto acompanhamento dessas mulheres e de seus conceptos. O presente estudo procurou evidenciar como têm ocorrido os mecanismos de referência e contrarreferência das gestantes encaminhadas por Unidades Básicas de Saúde da Zona Norte do município de São Paulo, para uma Maternidade Escola, referência para gestantes de alto risco, nessa mesma região. Objetivo: Investigar limites e potencialidades do sistema de referência e contrarreferência, no acompanhamento de gestantes de alto risco, encaminhadas para a Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, mais conhecida como Maternidade Escola Cachoeirinha. Método: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo estudo de caso, tomando como participantes 14 enfermeiros e 9 médicos das UBS Vila Dionísia e Dra. Ilza Hutzler. Além das entrevistas individuais semiestruturadas, realizou-se a caracterização da população estudada. A partir do referencial teórico adotado, emergiram três unidades temáticas: o sistema de saúde; o funcionamento do sistema de referência e contrarreferência e fatores estruturais das Unidades Básicas de Saúde. A análise dos discursos foi realizada empregando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, tendo sido evidenciadas 7 subunidades temáticas empíricas. Resultados e Discussão: A análise dos dados permitiu a avaliação do sistema de referência e contrarreferência e da observância dos princípios e diretrizes do SUS, com relação ao pré-natal de alto risco, realizado na Maternidade Cachoeirinha. Evidenciou-se que não ocorre a contrarreferência para as UBS, dessa forma, a continuidade da assistência durante o pré-natal de alto risco, no puerpério e para o recém-nascido é prejudicada. Além disso, observou-se que o conhecimento sobre o SUS, por parte dos trabalhadores entrevistados é deficiente e o conteúdo é pouco abordado durante os programas de graduação. Conclusões: Deve haver capacitação para os profissionais da atenção primária e terciária de forma integrada, no que se refere aos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que diz respeito à referência e contrarreferência. Faz-se necessária também, a capacitação de médicos e enfermeiros das UBS em pré-natal. Para esse estudo, que se trata de um Mestrado Profissional, foram elaboradas duas ferramentas, o fluxograma e o formulário de acompanhamento da gestante de alto-risco, para serem utilizados nas trocas de informações dentro da APS e da atenção terciária. O formulário deverá ser preenchido pela Maternidade mensalmente, e posteriormente, por mala direta, enviada às UBS.Introduction: Attention during the puerperal pregnancy cycle is extremely important to ensure maternal and infant health, prenatal care should occur primarily in Primary Health Care, respecting the minimum amount of seven visits being performed plus receiving the pregnant at the earliest in order to follow the advocated public policies of this area. However, there are usual situations apart from the obstetric normality, in which pathologies related to either the pregnant woman or the fetus, imposes the reference of care to a more complex level of attention. At this moment, due to the ineffectiveness of counter-referral mechanisms, Primary Care may fail to obtain the necessary information for the correct supervision of these women and their infants. The present study sought to highlight how the reference and counter - referral mechanisms of pregnant women referred by Basic Health Units of the North region in Sao Paulo for a Maternity School, a reference for high-risk pregnant women in this same region. Objective: To investigate the limits and potentialities of the referral and counter-referral system to supervise high-risk pregnant women referred to the Mário de Moraes Altenfelder Silva Maternity School, known as the Cachoeirinha Maternity School. Method: This is a descriptive, qualitative, case-study involving 14 nurses and 9 physicians from the UBS Vila Dionísia and UBS Dr. Ilza Hutzler. In addition to the semi-structured individual interviews, the study population was characterized. Based on the theoretical framework adopted, three thematic units emerged: the health system; the functioning of the reference and counter-reference system and structural factors of the Basic Health Units. The discourse analysis was carried out using Bardin content analysis technique, and seven empirical thematic subunits were evidenced. Results and Discussion: The analysis of the data allowed the evaluation of the referral and counter-referral system and compliance with the principles and guidelines of SUS, with regard to the high-risk prenatal care performed at Maternidade Cachoeirinha. It was evidenced that the counter-referral does not occur for the UBS, therefore, continuity of care during high-risk prenatal care, in the puerperium and for the newborn is impaired. In addition, it was observed that the knowledge about SUS by the workers interviewed is deficient and the content is little approached during undergraduate programs. Conclusions: There should be training for primary and tertiary care professionals in an integrated way, with regard to SUS principles and guidelines, especially in relation to referral and counter-referral. It is also necessary to train physicians and nurses of the UBS in prenatal care. For this study, which is a Professional Master\'s Degree, two tools, the flowchart and the follow-up form of high-risk pregnant women, were developed to be used in the exchange of information within PHC and tertiary care. The form must be completed by the Maternity monthly, and later, by direct mail, sent to the UBS.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGryschek, Anna Luiza de Fatima Pinho LinsOliveira, Ana Carolina Brito de2018-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-29112018-161843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:57:29Zoai:teses.usp.br:tde-29112018-161843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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