\"Und heute?\" [E hoje?]: A poesia satírica de Kurt Tucholsky na revista Die Weltbühne (1919-1920)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-18122019-170318/ |
Resumo: | A presente tese dedica-se a uma faceta da ampla gama de escritas literárias de Kurt Tucholsky (1890-1935). Trata-se das poesias satíricas publicadas no periódico Die Weltbühne assinadas sob o pseudônimo Kaspar Hauser nos dois primeiros anos da República de Weimar ou seja, entre 1919 e 1920. Em seus textos, Hauser transforma em objeto de crítica satírica temas relacionados ao nacionalismo alemão, como a religião, política externa agressiva, a classe média, os militares e o imperador Guilherme II. Para compreendermos como ocorre a representação literária desses motivos nos poemas selecionados, propomos um caminho que parte, no primeiro capítulo, de discussões sobre a teoria da sátira a partir de autores em língua inglesa e alemã. Em seguida, no segundo capítulo, fazemos um percurso sobre aspectos constitutivos do nacionalismo alemão que predominam nos poemas selecionados para a análise. Para esse fim, mostram-se de grande valor obras que abordam o período imperial alemão (1871-1918) e, por extensão, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o início da década de 1920, a partir da perspectiva da história social. Elas apresentam dados fundamentais para a compreensão mais profunda das inter-relações que tecem a estrutura social alemã anterior e que se refletem nos poemas. No terceiro e último capítulo, apresentamos as condições de origem do pseudônimo Kaspar Hauser, em 1918, e passamos à análise dos poemas satíricos, divididos segundo critérios temáticos. Nesse sentido, o terceiro capítulo apresenta as análises e as conclusões da tese. Observamos os resultados de um processo reflexivo no qual convergem os conceitos teóricos sobre a sátira e os desdobramentos, em 1919 e 1920, dos acontecimentos históricos e sociais anteriores ao momento de veiculação dos poemas. Em nossa tese concluímos que Kurt Tucholsky dedica-se sobretudo à crítica ao militarismo como o principal fator do nacionalismo alemão. |
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\"Und heute?\" [E hoje?]: A poesia satírica de Kurt Tucholsky na revista Die Weltbühne (1919-1920)\"Und heute?\": Die satirischen Gedichte Kurt Tucholskys in der Wochenschrift Die Weltbühne (1919-1920)Deutscher nationalismusKurt TucholskyKurt TucholskyNacionalismo alemãoRepública de WeimarSátiraSatireWeimarer RepublikA presente tese dedica-se a uma faceta da ampla gama de escritas literárias de Kurt Tucholsky (1890-1935). Trata-se das poesias satíricas publicadas no periódico Die Weltbühne assinadas sob o pseudônimo Kaspar Hauser nos dois primeiros anos da República de Weimar ou seja, entre 1919 e 1920. Em seus textos, Hauser transforma em objeto de crítica satírica temas relacionados ao nacionalismo alemão, como a religião, política externa agressiva, a classe média, os militares e o imperador Guilherme II. Para compreendermos como ocorre a representação literária desses motivos nos poemas selecionados, propomos um caminho que parte, no primeiro capítulo, de discussões sobre a teoria da sátira a partir de autores em língua inglesa e alemã. Em seguida, no segundo capítulo, fazemos um percurso sobre aspectos constitutivos do nacionalismo alemão que predominam nos poemas selecionados para a análise. Para esse fim, mostram-se de grande valor obras que abordam o período imperial alemão (1871-1918) e, por extensão, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o início da década de 1920, a partir da perspectiva da história social. Elas apresentam dados fundamentais para a compreensão mais profunda das inter-relações que tecem a estrutura social alemã anterior e que se refletem nos poemas. No terceiro e último capítulo, apresentamos as condições de origem do pseudônimo Kaspar Hauser, em 1918, e passamos à análise dos poemas satíricos, divididos segundo critérios temáticos. Nesse sentido, o terceiro capítulo apresenta as análises e as conclusões da tese. Observamos os resultados de um processo reflexivo no qual convergem os conceitos teóricos sobre a sátira e os desdobramentos, em 1919 e 1920, dos acontecimentos históricos e sociais anteriores ao momento de veiculação dos poemas. Em nossa tese concluímos que Kurt Tucholsky dedica-se sobretudo à crítica ao militarismo como o principal fator do nacionalismo alemão.Diese Dissertation widmet sich einer Facette des weitgefächerten literarischen Werks von Kurt Tucholsky (1890-1935). Es handelt sich um seine satirischen Gedichte, die in der Zeitschrift Die Weltbühne unter dem Pseudonym Kaspar Hauser in den ersten zwei Jahren der Weimarer Republik, also um 1919 und 1920, herausgegeben wurden. In seinen Texten werden Themen wie Religion, Kriegspolitik, die bürgerliche Mittelklasse, das Militär oder Wilhelm II. in Bezug auf den deutschen Nationalismus von Hauser zu Objekten der satirischen Kritik gemacht. Um zu verstehen wie sich diese Motive in den ausgewählten Gedichten literarisch ausdrücken, werden im ersten Kapitel zunächst Theorien von deutschen und englischen Autoren über die Satire diskutiert. Anschließend werden im zweiten Kapitel konstitutive Aspekte des deutschen Nationalismus nachgezeichnet, die in den für die Analyse ausgewählten Gedichten vorherrschen. Dazu eignen sich besonders Werke, die die deutsche Kaiserzeit (1871-1918), dabei besonders den ersten Weltkrieg (1914-1918), und den Beginn der 1920er Jahre aus einem sozialgeschichtlichen Blickwinkel betrachten. Diese offenbaren grundlegende Informationen, die für das tiefere Verstehen der Beziehungen, die die frühere deutsche Sozialstruktur durchweben, wichtig sind und sich in den Gedichten wiederfinden. Im dritten Kapitel werden die Ausgangsbedingungen für das Erscheinen des Pseudonyms Kaspar Hauser im Jahr 1918 dargelegt und es wird mit der Analyse der satirischen Gedichte in thematischen Blöcken begonnen. In diesem Sinne werden in diesem letzten Kapitel die Ergebnisse eines Reflexionsprozesses wiedergegeben, in dem die theoretischen Konzepte der Satire mit den Entwicklungen der historischen und sozialen Ereignisse aus den Jahren 1919 und 1920 zusammengeführt werden.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRedondo, Tercio LoureiroRoszik, Anderson Augusto2019-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-18122019-170318/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-18T22:09:01Zoai:teses.usp.br:tde-18122019-170318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-18T22:09:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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