Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Letras |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837 |
Summary: | O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais. |
id |
UTFPR-10_0b33c7673257f364d03d8817ae5958f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7837 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesaLinguística.Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fonseca, Fernanda de AraújoMiguel, Leonardo2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/783710.3895/rl.v20n28.7837Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837/5818Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:40:48Zoai:periodicos.utfpr:article/7837Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:40:48Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
title |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
spellingShingle |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa Fonseca, Fernanda de Araújo Linguística. Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos. |
title_short |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
title_full |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
title_fullStr |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
title_sort |
Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa |
author |
Fonseca, Fernanda de Araújo |
author_facet |
Fonseca, Fernanda de Araújo Miguel, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Leonardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Fernanda de Araújo Miguel, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística. Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos. |
topic |
Linguística. Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837 10.3895/rl.v20n28.7837 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v20n28.7837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837/5818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n28 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732060067135488 |