Escrita e reescrita do gênero textual memória literária: estratégias para a melhoria da coesão e coerência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
DOI: | 10.3895/rl.v19n26.7122 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7122 |
Resumo: | O presente artigo trata de um estudo de caso que visa a analisar a versão inicial de um texto produzido de acordo com o gênero memória literária, a fim de verificar possibilidades de elaboração de estratégias que auxiliem na melhoria da coesão, da coerência e da concretude textuais no processo de reescrita desse texto, até obter-se uma versão final, conforme proposta de sequência didática. Para tanto, serão utilizados como principais referenciais teóricos Bronckart (2003, 2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Antunes (2005), Koch e Travaglia (2005, 2008), Guedes (2009), Koch (2012), entre outros. A análise buscou gerar contribuições às práticas de produção de gêneros textuais no ambiente escolar, fornecendo subsídios para que o docente possa promover situações de aprendizagem que instrumentalizem os alunos a produzirem e a reescreverem seus textos de modo a observar os fatores de coesão e de coerência. A partir do estudo, foi possível perceber que o trabalho, por parte do professor, utilizando gêneros textuais, sequências didáticas e tendo como base conceitos referentes à textualização e ao sentido do texto mostra-se como um modo de, na aula de língua materna, realizar atividades que ampliam as habilidades dos alunos. |
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Escrita e reescrita do gênero textual memória literária: estratégias para a melhoria da coesão e coerênciaLetras; Linguística; Educaçãoensino; gênero Memória Literária; coesão; coerênciaO presente artigo trata de um estudo de caso que visa a analisar a versão inicial de um texto produzido de acordo com o gênero memória literária, a fim de verificar possibilidades de elaboração de estratégias que auxiliem na melhoria da coesão, da coerência e da concretude textuais no processo de reescrita desse texto, até obter-se uma versão final, conforme proposta de sequência didática. Para tanto, serão utilizados como principais referenciais teóricos Bronckart (2003, 2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Antunes (2005), Koch e Travaglia (2005, 2008), Guedes (2009), Koch (2012), entre outros. A análise buscou gerar contribuições às práticas de produção de gêneros textuais no ambiente escolar, fornecendo subsídios para que o docente possa promover situações de aprendizagem que instrumentalizem os alunos a produzirem e a reescreverem seus textos de modo a observar os fatores de coesão e de coerência. A partir do estudo, foi possível perceber que o trabalho, por parte do professor, utilizando gêneros textuais, sequências didáticas e tendo como base conceitos referentes à textualização e ao sentido do texto mostra-se como um modo de, na aula de língua materna, realizar atividades que ampliam as habilidades dos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FapergsKaodoinski, FabianaPaviani, Neires Maria Soldatelli2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/712210.3895/rl.v19n26.7122Revista de Letras; v. 19, n. 26 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n26reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7122/4900Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T20:00:12Zoai:periodicos.utfpr:article/7122Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-04-02T20:00:12Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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