A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Guilherme Magri da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonzaga, Rosiane Maria, Santos, Állef Ribeiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330
Resumo: Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados.
id UTFPR-10_4ba7dab87d85f9261db617da8cbfbb63
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9330
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesaLínguas Estrangeiras ModernasEnsino; Música; Motivação.Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Guilherme Magri daGonzaga, Rosiane MariaSantos, Állef Ribeiro dos2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/933010.3895/rl.v21n35.9330Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330/7190Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:49:32Zoai:periodicos.utfpr:article/9330Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:49:32Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
title A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
Rocha, Guilherme Magri da
Línguas Estrangeiras Modernas
Ensino; Música; Motivação.
title_short A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
title_full A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
title_sort A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
author Rocha, Guilherme Magri da
author_facet Rocha, Guilherme Magri da
Gonzaga, Rosiane Maria
Santos, Állef Ribeiro dos
author_role author
author2 Gonzaga, Rosiane Maria
Santos, Állef Ribeiro dos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Guilherme Magri da
Gonzaga, Rosiane Maria
Santos, Állef Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas Estrangeiras Modernas
Ensino; Música; Motivação.
topic Línguas Estrangeiras Modernas
Ensino; Música; Motivação.
description Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330
10.3895/rl.v21n35.9330
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n35.9330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330/7190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n35
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059587936256