A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330 |
Resumo: | Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados. |
id |
UTFPR-10_4ba7dab87d85f9261db617da8cbfbb63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9330 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesaLínguas Estrangeiras ModernasEnsino; Música; Motivação.Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha, Guilherme Magri daGonzaga, Rosiane MariaSantos, Állef Ribeiro dos2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/933010.3895/rl.v21n35.9330Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330/7190Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:49:32Zoai:periodicos.utfpr:article/9330Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:49:32Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
title |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa Rocha, Guilherme Magri da Línguas Estrangeiras Modernas Ensino; Música; Motivação. |
title_short |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
A música como ferramenta motivacional na aprendizagem de língua inglesa |
author |
Rocha, Guilherme Magri da |
author_facet |
Rocha, Guilherme Magri da Gonzaga, Rosiane Maria Santos, Állef Ribeiro dos |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Rosiane Maria Santos, Állef Ribeiro dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Guilherme Magri da Gonzaga, Rosiane Maria Santos, Állef Ribeiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas Estrangeiras Modernas Ensino; Música; Motivação. |
topic |
Línguas Estrangeiras Modernas Ensino; Música; Motivação. |
description |
Diante das dificuldades encontradas no ensino de Língua Inglesa, observadas durante as atividades de estágio e considerando a importância global e a abrangência comunicativa que o referido idioma adquiriu, buscamos, por meio deste trabalho, demostrar que o uso de letras de música em sala de aula pode funcionar como ferramenta capaz de despertar interesse e motivação dos alunos. À luz da Abordagem Comunicativa e da Pedagogia Histórico-Crítica conforme João Luiz Gasparin (2002), os autores propõem e demonstram o uso de música em sala de aula como ferramenta viável na medida em que possibilita ao professor trabalhar os conteúdos gramaticais de forma contextualizada, através de textos autênticos, aumentando, assim, o nível de participação e interação dos alunos observados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330 10.3895/rl.v21n35.9330 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v21n35.9330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9330/7190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n35 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059587936256 |