A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista. |
id |
UFCG_b539259e10169cbdb7f9b05eebc250cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9415 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.Music as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence.Língua inglesa - ensinoMúsica - motivaçãoEnsino - aprendizagem - inglêsLíngua estrangeira - ensinoEnglish Language - TeachingMusic - MotivationTeaching - Learning - EnglishForeign Language - TeachingLetras - Língua Inglesa.O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista.The objective of this work is to propose an activity with music that can be used as a motivational tool in English language teaching and learning. Taking into account the challenges present in foreign language classes in Brazilian public schools, it is of great importance that teachers plan their classes directed toward the learner, elaborating classes with the support of playful activities, for that the students feel more motivated in front of a teaching that often ends up being devalued because it is not very effective in schools, but it is possible to relate language and genre both working for skills development and student acquisition. We aim to propose practical activities with songs that serve as motivational tools for English language learning, to show the challenges in foreign language teaching and to understand how motivation works in the students' lives. The research of bibliographic has as theoretical contribution the opinions and concepts of authors as Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), among others. The song chosen was Imagine (1971) by the singer and composer John Lennon, former member of the Beatles band. Therefore, an activity with the song Imagine will be proposed, containing five questions that are capable of practicing the student's language skills, being worked on a communicative approach, working with grammatical and discursive questions for that students can develop a collective and reflective knowledge in a sociointeractionist context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519QUEIROGA, Marcílio Garcia de.BRAGA, Elinaldo Menezes.BATISTA, Thayany de Oliveira.2017-09-182019-11-22T12:50:43Z2019-11-222019-11-22T12:50:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:44:30Zoai:localhost:riufcg/9415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:44:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. Music as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence. |
title |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
spellingShingle |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. BATISTA, Thayany de Oliveira. Língua inglesa - ensino Música - motivação Ensino - aprendizagem - inglês Língua estrangeira - ensino English Language - Teaching Music - Motivation Teaching - Learning - English Foreign Language - Teaching Letras - Língua Inglesa. |
title_short |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_full |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_fullStr |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_full_unstemmed |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
title_sort |
A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. |
author |
BATISTA, Thayany de Oliveira. |
author_facet |
BATISTA, Thayany de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. SILVA, F. G. http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 QUEIROGA, Marcílio Garcia de. BRAGA, Elinaldo Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Thayany de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino Música - motivação Ensino - aprendizagem - inglês Língua estrangeira - ensino English Language - Teaching Music - Motivation Teaching - Learning - English Foreign Language - Teaching Letras - Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa - ensino Música - motivação Ensino - aprendizagem - inglês Língua estrangeira - ensino English Language - Teaching Music - Motivation Teaching - Learning - English Foreign Language - Teaching Letras - Língua Inglesa. |
description |
O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-18 2019-11-22T12:50:43Z 2019-11-22 2019-11-22T12:50:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415 BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744415131959296 |