A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Thayany de Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
Resumo: O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista.
id UFCG_b539259e10169cbdb7f9b05eebc250cb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9415
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.Music as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence.Língua inglesa - ensinoMúsica - motivaçãoEnsino - aprendizagem - inglêsLíngua estrangeira - ensinoEnglish Language - TeachingMusic - MotivationTeaching - Learning - EnglishForeign Language - TeachingLetras - Língua Inglesa.O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista.The objective of this work is to propose an activity with music that can be used as a motivational tool in English language teaching and learning. Taking into account the challenges present in foreign language classes in Brazilian public schools, it is of great importance that teachers plan their classes directed toward the learner, elaborating classes with the support of playful activities, for that the students feel more motivated in front of a teaching that often ends up being devalued because it is not very effective in schools, but it is possible to relate language and genre both working for skills development and student acquisition. We aim to propose practical activities with songs that serve as motivational tools for English language learning, to show the challenges in foreign language teaching and to understand how motivation works in the students' lives. The research of bibliographic has as theoretical contribution the opinions and concepts of authors as Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), among others. The song chosen was Imagine (1971) by the singer and composer John Lennon, former member of the Beatles band. Therefore, an activity with the song Imagine will be proposed, containing five questions that are capable of practicing the student's language skills, being worked on a communicative approach, working with grammatical and discursive questions for that students can develop a collective and reflective knowledge in a sociointeractionist context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519QUEIROGA, Marcílio Garcia de.BRAGA, Elinaldo Menezes.BATISTA, Thayany de Oliveira.2017-09-182019-11-22T12:50:43Z2019-11-222019-11-22T12:50:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:44:30Zoai:localhost:riufcg/9415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:44:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
Music as a motivational factor in English language teaching and learning: a proposal for didactic sequence.
title A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
spellingShingle A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
BATISTA, Thayany de Oliveira.
Língua inglesa - ensino
Música - motivação
Ensino - aprendizagem - inglês
Língua estrangeira - ensino
English Language - Teaching
Music - Motivation
Teaching - Learning - English
Foreign Language - Teaching
Letras - Língua Inglesa.
title_short A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_full A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_fullStr A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_full_unstemmed A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
title_sort A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática.
author BATISTA, Thayany de Oliveira.
author_facet BATISTA, Thayany de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Thayany de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - ensino
Música - motivação
Ensino - aprendizagem - inglês
Língua estrangeira - ensino
English Language - Teaching
Music - Motivation
Teaching - Learning - English
Foreign Language - Teaching
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua inglesa - ensino
Música - motivação
Ensino - aprendizagem - inglês
Língua estrangeira - ensino
English Language - Teaching
Music - Motivation
Teaching - Learning - English
Foreign Language - Teaching
Letras - Língua Inglesa.
description O objetivo desse trabalho é propor uma atividade com música que possa ser utilizada como ferramenta motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Levando em consideração os desafios presentes nas aulas de língua estrangeira, nas escolas públicas brasileiras, é de grande importância que os professores planejem suas aulas voltadas para o educando, elaborando aulas com o apoio de atividades lúdicas, para que os estudantes possam se sentir mais motivados diante de um ensino que muitas vezes acaba sendo desvalorizado por não ter muita eficácia nas escolas, mas é possível relacionar língua e gênero ambos trabalhando para o desenvolvimento das habilidades e aquisição dos alunos. Temos como objetivos propor atividades práticas com músicas que sirvam como instrumento de motivação ao aprendizado de língua inglesa, mostrar os desafios existentes no ensino de línguas estrangeiras e entender como a motivação atua na vivência dos alunos. A pesquisa de cunho bibliográfico tem como aporte teórico as opiniões e conceitos de autores como Brown (2001), Skinner (1972), Gardner (1985), Silva (2006), Pereira (2007), Leffa (1988), Larsen- Freeman (1986/1993), dentre outros. A música escolhida foi Imagine (1971) do cantor e compositor John Lennon, ex-integrante da banda Beatles. Diante disso, será proposta uma atividade com a música Imagine, contendo cinco questões que são capazes de praticar as habilidades linguísticas do aluno, sendo trabalhada em uma abordagem comunicativa, trabalhando com questões gramaticais e discursivas para que os alunos possam desenvolver um conhecimento coletivo e reflexivo em um contexto sociointeracionista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18
2019-11-22T12:50:43Z
2019-11-22
2019-11-22T12:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9415
identifier_str_mv BATISTA, Thayany de Oliveira. A música como fator motivacional no ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de sequência didática. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415131959296