O letramento e o sociocognitivismo: elementos para uma teoria da resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2335 |
Resumo: | Este texto pretende, a partir de uma abordagem discursiva, fazer uma discussão das teorias de Letramento a partir das concepções da psicologia sociocognitiva, na tentativa de entender uma possibilidade de resistência comum a ambos os discursos. Para tanto, parte-se inicialmente de uma leitura de alguns textos de Vygotski e, finalmente, relaciona-se a complexização de categorias utilizadas pelo russo com a empresa de algumas das vertentes do Letramento, sobretudo aqueles ditos ideológicos, que se voltam para problemáticas como identidade e ética e, assim, descrever a construção de um discurso de resistência microfísica nas teorias de ensino e aprendizagem de língua materna em sua modalidade escrita. |
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