Rubem Fonseca e o artifício da citação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Murilo Eduardo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11717
Resumo: O tema do artigo é o estudo do artifício da citação em um romance de Rubem Fonseca. Como se sabe, uma das funções da apropriação, direta ou indireta, de vozes autorizadas oriundas de áreas diversas é atribuir relevância argumentativa a ensaios, dissertações e artigos. Entretanto, de que modo se dá esse processo quando aplicado em textos de literatura, já que, nesse caso, trata-se de um trabalho de singularização da linguagem? Tendo esses fatores em mente, nosso objetivo é verificar como a prática da citação contribui tanto no que diz respeito à forma quanto no que se refere à significação de uma composição literária. Outro ponto a ser levado em conta é o fato de Rubem Fonseca ser reconhecido pela crítica por conta da apurada técnica narrativa empregada em seus contos e romances, bem como pela elaboração detalhada de situações em que há alta voltagem de violência. Por isso, a justificativa para a realização deste trabalho é investigar elementos que pertencem a outra faceta da composição ficcional do autor, que é o procedimento da citação empregado em uma narrativa literária. Portanto, o corpus é composto por A grande arte (1990), obra que tem como centro a batalha travada por assassinos profissionais com conhecimento acadêmico no manejo de facas, guerra que conduz o advogado Paulo Mandrake ao submundo do crime. O percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios que tratam de práticas de citação e de colagem, de aspectos gerais das narrativas literárias e da obra de Rubem Fonseca. Assim, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos como Compagnon (1996), Pato (2013), Vidal (2000), Candido (2017) e Genette ([197-]). Ao final, demonstramos como Fonseca, ao inocular citações no tecido narrativo, atribui valor artístico ao que outrora tinha importância referencial.
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