Rubem Fonseca e o artifício da citação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11717 |
Resumo: | O tema do artigo é o estudo do artifício da citação em um romance de Rubem Fonseca. Como se sabe, uma das funções da apropriação, direta ou indireta, de vozes autorizadas oriundas de áreas diversas é atribuir relevância argumentativa a ensaios, dissertações e artigos. Entretanto, de que modo se dá esse processo quando aplicado em textos de literatura, já que, nesse caso, trata-se de um trabalho de singularização da linguagem? Tendo esses fatores em mente, nosso objetivo é verificar como a prática da citação contribui tanto no que diz respeito à forma quanto no que se refere à significação de uma composição literária. Outro ponto a ser levado em conta é o fato de Rubem Fonseca ser reconhecido pela crítica por conta da apurada técnica narrativa empregada em seus contos e romances, bem como pela elaboração detalhada de situações em que há alta voltagem de violência. Por isso, a justificativa para a realização deste trabalho é investigar elementos que pertencem a outra faceta da composição ficcional do autor, que é o procedimento da citação empregado em uma narrativa literária. Portanto, o corpus é composto por A grande arte (1990), obra que tem como centro a batalha travada por assassinos profissionais com conhecimento acadêmico no manejo de facas, guerra que conduz o advogado Paulo Mandrake ao submundo do crime. O percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios que tratam de práticas de citação e de colagem, de aspectos gerais das narrativas literárias e da obra de Rubem Fonseca. Assim, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos como Compagnon (1996), Pato (2013), Vidal (2000), Candido (2017) e Genette ([197-]). Ao final, demonstramos como Fonseca, ao inocular citações no tecido narrativo, atribui valor artístico ao que outrora tinha importância referencial. |
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Rubem Fonseca e o artifício da citaçãoLetras; Literatura Brasileira.Rubem Fonseca; citação; colagem; romance.O tema do artigo é o estudo do artifício da citação em um romance de Rubem Fonseca. Como se sabe, uma das funções da apropriação, direta ou indireta, de vozes autorizadas oriundas de áreas diversas é atribuir relevância argumentativa a ensaios, dissertações e artigos. Entretanto, de que modo se dá esse processo quando aplicado em textos de literatura, já que, nesse caso, trata-se de um trabalho de singularização da linguagem? Tendo esses fatores em mente, nosso objetivo é verificar como a prática da citação contribui tanto no que diz respeito à forma quanto no que se refere à significação de uma composição literária. Outro ponto a ser levado em conta é o fato de Rubem Fonseca ser reconhecido pela crítica por conta da apurada técnica narrativa empregada em seus contos e romances, bem como pela elaboração detalhada de situações em que há alta voltagem de violência. Por isso, a justificativa para a realização deste trabalho é investigar elementos que pertencem a outra faceta da composição ficcional do autor, que é o procedimento da citação empregado em uma narrativa literária. Portanto, o corpus é composto por A grande arte (1990), obra que tem como centro a batalha travada por assassinos profissionais com conhecimento acadêmico no manejo de facas, guerra que conduz o advogado Paulo Mandrake ao submundo do crime. O percurso metodológico se vale da apropriação seletiva de ensaios que tratam de práticas de citação e de colagem, de aspectos gerais das narrativas literárias e da obra de Rubem Fonseca. Assim, tomamos como apoio teórico textos críticos e analíticos de estudiosos como Compagnon (1996), Pato (2013), Vidal (2000), Candido (2017) e Genette ([197-]). Ao final, demonstramos como Fonseca, ao inocular citações no tecido narrativo, atribui valor artístico ao que outrora tinha importância referencial.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES.Reis, Murilo Eduardo dos2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1171710.3895/rl.v23n42.11717Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n42reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11717/8574Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T15:40:05Zoai:periodicos.utfpr:article/11717Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-10-09T15:40:05Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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