Tendências de concordância nominal no uso dos possessivos por aprendentes de português como língua estrangeira: o caso dos estudantes universitários do Zimbábue
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14022 |
Resumo: | Neste artigo debruçamo-nos sobre a concordância nominal entre os possessivos e os núcleos nominais, um dos processos linguísticos que se tem revelado crítico no contexto de aprendizagem do português. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é de descrever as principais tendências no estabelecimento da concordância nominal entre os possessivos e os nomes num corpus constituído por sintagmas nominais escritos por estudantes de português língua estrangeira no segundo e no terceiro anos de graduação. Estes dois grupos têm como língua materna o Shona e como língua segunda, o Inglês, cujos mecanismos de concordância são significativamente diferentes dos do português. As teorias sobre a natureza e o processamento do input e sobre a ação do conhecimento linguístico prévio norteiam este estudo. A análise dos dados, baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, revela que, apesar de as realizações convergentes com o português europeu serem superiores em relação às realizações divergentes, estas apresentam características peculiares. A primeira característica tem que ver com a tendência da maioria dos estudantes de projetar o valor de número plural apenas através do núcleo nominal e o de gênero feminino através do possessivo. A segunda é concernente ao uso preferencial e desviante das formas femininas e masculinas dos possessivos, em correspondência ao gênero biológico do respetivo estudante/falante. Finalmente, a terceira diz respeito à irrelevância da coincidência ou não dos índices temáticos –a e –o com o feminino e o masculino no estabelecimento da concordância nominal. |
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Tendências de concordância nominal no uso dos possessivos por aprendentes de português como língua estrangeira: o caso dos estudantes universitários do ZimbábueLinguística e ensino de Português língua estrangeiraEstudantes de português língua estrangeira; Concordância nominal; Possessivos; Tendências e estratégias.Neste artigo debruçamo-nos sobre a concordância nominal entre os possessivos e os núcleos nominais, um dos processos linguísticos que se tem revelado crítico no contexto de aprendizagem do português. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é de descrever as principais tendências no estabelecimento da concordância nominal entre os possessivos e os nomes num corpus constituído por sintagmas nominais escritos por estudantes de português língua estrangeira no segundo e no terceiro anos de graduação. Estes dois grupos têm como língua materna o Shona e como língua segunda, o Inglês, cujos mecanismos de concordância são significativamente diferentes dos do português. As teorias sobre a natureza e o processamento do input e sobre a ação do conhecimento linguístico prévio norteiam este estudo. A análise dos dados, baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, revela que, apesar de as realizações convergentes com o português europeu serem superiores em relação às realizações divergentes, estas apresentam características peculiares. A primeira característica tem que ver com a tendência da maioria dos estudantes de projetar o valor de número plural apenas através do núcleo nominal e o de gênero feminino através do possessivo. A segunda é concernente ao uso preferencial e desviante das formas femininas e masculinas dos possessivos, em correspondência ao gênero biológico do respetivo estudante/falante. Finalmente, a terceira diz respeito à irrelevância da coincidência ou não dos índices temáticos –a e –o com o feminino e o masculino no estabelecimento da concordância nominal. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nhatuve, DioclecianoErnesto, Nelson M2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1402210.3895/rl.v25n46.14022Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n46reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14022/9910Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14022Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Neste artigo debruçamo-nos sobre a concordância nominal entre os possessivos e os núcleos nominais, um dos processos linguísticos que se tem revelado crítico no contexto de aprendizagem do português. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é de descrever as principais tendências no estabelecimento da concordância nominal entre os possessivos e os nomes num corpus constituído por sintagmas nominais escritos por estudantes de português língua estrangeira no segundo e no terceiro anos de graduação. Estes dois grupos têm como língua materna o Shona e como língua segunda, o Inglês, cujos mecanismos de concordância são significativamente diferentes dos do português. As teorias sobre a natureza e o processamento do input e sobre a ação do conhecimento linguístico prévio norteiam este estudo. A análise dos dados, baseada nas abordagens qualitativa e quantitativa, revela que, apesar de as realizações convergentes com o português europeu serem superiores em relação às realizações divergentes, estas apresentam características peculiares. A primeira característica tem que ver com a tendência da maioria dos estudantes de projetar o valor de número plural apenas através do núcleo nominal e o de gênero feminino através do possessivo. A segunda é concernente ao uso preferencial e desviante das formas femininas e masculinas dos possessivos, em correspondência ao gênero biológico do respetivo estudante/falante. Finalmente, a terceira diz respeito à irrelevância da coincidência ou não dos índices temáticos –a e –o com o feminino e o masculino no estabelecimento da concordância nominal. |
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