A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Livia Ayter
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, Rosely Diniz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213
Resumo: Este artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), conforme Pêcheux (1988, 2012) e Orlandi (1996, 2007, 2013). Além disso, também intenciona-se compreender de que forma as representações de Brasil/brasileiro presentes nesses discursos influenciam na constituição identitária dos sujeitos da pesquisa, para tanto, mobilizamos algumas considerações de Rajagopalan (2003), Hall (2004), Moita Lopes (1996). Os resultados deste estudo apontam que os aprendizes reforçam em seus dizeres uma imagem de Brasil/brasileiro como um país caracterizado por suas belezas naturais e um cidadão, apesar de “guerreiro”, sempre à espera de uma solução estrangeira para seus problemas. Nesta perspectiva, os discursos colocam em xeque a capacidade da escola pública em contribuir positivamente para a formação de cidadãos e cidadãs.
id UTFPR-10_636d1590511be28e451f3f2d211d4a9a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12213
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)Linguística; Teoria e Análise LinguísticaEnsino/aprendizagem de língua inglesa; Identidade; Análise de Discurso FrancesaEste artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), conforme Pêcheux (1988, 2012) e Orlandi (1996, 2007, 2013). Além disso, também intenciona-se compreender de que forma as representações de Brasil/brasileiro presentes nesses discursos influenciam na constituição identitária dos sujeitos da pesquisa, para tanto, mobilizamos algumas considerações de Rajagopalan (2003), Hall (2004), Moita Lopes (1996). Os resultados deste estudo apontam que os aprendizes reforçam em seus dizeres uma imagem de Brasil/brasileiro como um país caracterizado por suas belezas naturais e um cidadão, apesar de “guerreiro”, sempre à espera de uma solução estrangeira para seus problemas. Nesta perspectiva, os discursos colocam em xeque a capacidade da escola pública em contribuir positivamente para a formação de cidadãos e cidadãs.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Livia AyterMachado, Rosely Diniz da Silva2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1221310.3895/rl.v25n46.12213Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n46reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213/9907https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12213/3329Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/12213Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
title A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
spellingShingle A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
Santos, Livia Ayter
Linguística; Teoria e Análise Linguística
Ensino/aprendizagem de língua inglesa; Identidade; Análise de Discurso Francesa
title_short A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
title_full A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
title_fullStr A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
title_full_unstemmed A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
title_sort A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)
author Santos, Livia Ayter
author_facet Santos, Livia Ayter
Machado, Rosely Diniz da Silva
author_role author
author2 Machado, Rosely Diniz da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Livia Ayter
Machado, Rosely Diniz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística; Teoria e Análise Linguística
Ensino/aprendizagem de língua inglesa; Identidade; Análise de Discurso Francesa
topic Linguística; Teoria e Análise Linguística
Ensino/aprendizagem de língua inglesa; Identidade; Análise de Discurso Francesa
description Este artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), conforme Pêcheux (1988, 2012) e Orlandi (1996, 2007, 2013). Além disso, também intenciona-se compreender de que forma as representações de Brasil/brasileiro presentes nesses discursos influenciam na constituição identitária dos sujeitos da pesquisa, para tanto, mobilizamos algumas considerações de Rajagopalan (2003), Hall (2004), Moita Lopes (1996). Os resultados deste estudo apontam que os aprendizes reforçam em seus dizeres uma imagem de Brasil/brasileiro como um país caracterizado por suas belezas naturais e um cidadão, apesar de “guerreiro”, sempre à espera de uma solução estrangeira para seus problemas. Nesta perspectiva, os discursos colocam em xeque a capacidade da escola pública em contribuir positivamente para a formação de cidadãos e cidadãs.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213
10.3895/rl.v25n46.12213
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213
identifier_str_mv 10.3895/rl.v25n46.12213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12213/9907
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12213/3329
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v25n46
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060040921088