A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Mariângela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14870
Resumo: Este artigo é fundamentado em estudos sobre mise en abyme e reflexividade realizados por Lucien Dallenbach (2001, 1979, 1977) e Gian Maria Tore (2014).  O procedimento narrativo da mise en abyme constitui-se na desarticulação da massa textual, intervindo na rede de relações, de modo a assinalar a intersecção de encadeamentos significativos diversos, isto é, um interessante jogo narrativo especular. O processo de escrita decorrente da mise en abyme instaura a investigação sobre o próprio ato criador que envolve a literatura. Espécie de construto artístico e crítico, a obra literária torna-se um objeto “olhante e olhado”, que questiona e é também questionado. A mise en abyme corresponde, pois, a um meio capaz de transformar e transgredir a narrativa, apresentando-se como parte integrante de um objeto estético. Nesse sentido, a hipótese formulada por este estudo constitui em pensar o procedimento narrativo da mise en abyme segundo um questionamento mais vasto, longe das amarras tradicionais do encaixe narrativo ou da repetição vertiginosa, com uma abordagem articulada à noção de reflexividade. O texto propõe uma análise do conto Linda, uma história horrível, da coletânea Os dragões não conhecem o paraíso (1988), de Caio Fernando Abreu. O conto narra uma experiência limite, a partir da reflexividade contida nos olhares trocados entre três personagens, a mãe, o filho e a cadela de nome Linda. Desse modo, a análise propõe uma leitura do conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu, observando a construção da reflexividade e da figurativização da morte, tema que permite identificar um momento privilegiado da obra do escritor.
id UTFPR-10_8337bf3eb0967f531359ec95caa28372
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14870
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando AbreuEstudos Literários Literatura BrasileiraMise en abyme; Morte; Caio Fernando AbreuEste artigo é fundamentado em estudos sobre mise en abyme e reflexividade realizados por Lucien Dallenbach (2001, 1979, 1977) e Gian Maria Tore (2014).  O procedimento narrativo da mise en abyme constitui-se na desarticulação da massa textual, intervindo na rede de relações, de modo a assinalar a intersecção de encadeamentos significativos diversos, isto é, um interessante jogo narrativo especular. O processo de escrita decorrente da mise en abyme instaura a investigação sobre o próprio ato criador que envolve a literatura. Espécie de construto artístico e crítico, a obra literária torna-se um objeto “olhante e olhado”, que questiona e é também questionado. A mise en abyme corresponde, pois, a um meio capaz de transformar e transgredir a narrativa, apresentando-se como parte integrante de um objeto estético. Nesse sentido, a hipótese formulada por este estudo constitui em pensar o procedimento narrativo da mise en abyme segundo um questionamento mais vasto, longe das amarras tradicionais do encaixe narrativo ou da repetição vertiginosa, com uma abordagem articulada à noção de reflexividade. O texto propõe uma análise do conto Linda, uma história horrível, da coletânea Os dragões não conhecem o paraíso (1988), de Caio Fernando Abreu. O conto narra uma experiência limite, a partir da reflexividade contida nos olhares trocados entre três personagens, a mãe, o filho e a cadela de nome Linda. Desse modo, a análise propõe uma leitura do conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu, observando a construção da reflexividade e da figurativização da morte, tema que permite identificar um momento privilegiado da obra do escritor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alonso, Mariângela2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1487010.3895/rl.v25n47.14870Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n47reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14870/9942https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/14870/2455Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14870Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
title A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
spellingShingle A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
Alonso, Mariângela
Estudos Literários Literatura Brasileira
Mise en abyme; Morte; Caio Fernando Abreu
title_short A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
title_full A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
title_fullStr A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
title_full_unstemmed A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
title_sort A reflexividade e a morte no conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
author Alonso, Mariângela
author_facet Alonso, Mariângela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Mariângela
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Literários Literatura Brasileira
Mise en abyme; Morte; Caio Fernando Abreu
topic Estudos Literários Literatura Brasileira
Mise en abyme; Morte; Caio Fernando Abreu
description Este artigo é fundamentado em estudos sobre mise en abyme e reflexividade realizados por Lucien Dallenbach (2001, 1979, 1977) e Gian Maria Tore (2014).  O procedimento narrativo da mise en abyme constitui-se na desarticulação da massa textual, intervindo na rede de relações, de modo a assinalar a intersecção de encadeamentos significativos diversos, isto é, um interessante jogo narrativo especular. O processo de escrita decorrente da mise en abyme instaura a investigação sobre o próprio ato criador que envolve a literatura. Espécie de construto artístico e crítico, a obra literária torna-se um objeto “olhante e olhado”, que questiona e é também questionado. A mise en abyme corresponde, pois, a um meio capaz de transformar e transgredir a narrativa, apresentando-se como parte integrante de um objeto estético. Nesse sentido, a hipótese formulada por este estudo constitui em pensar o procedimento narrativo da mise en abyme segundo um questionamento mais vasto, longe das amarras tradicionais do encaixe narrativo ou da repetição vertiginosa, com uma abordagem articulada à noção de reflexividade. O texto propõe uma análise do conto Linda, uma história horrível, da coletânea Os dragões não conhecem o paraíso (1988), de Caio Fernando Abreu. O conto narra uma experiência limite, a partir da reflexividade contida nos olhares trocados entre três personagens, a mãe, o filho e a cadela de nome Linda. Desse modo, a análise propõe uma leitura do conto Linda, uma história horrível, de Caio Fernando Abreu, observando a construção da reflexividade e da figurativização da morte, tema que permite identificar um momento privilegiado da obra do escritor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14870
10.3895/rl.v25n47.14870
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14870
identifier_str_mv 10.3895/rl.v25n47.14870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/14870/9942
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/14870/2455
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v25n47
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060105932800