MEMÓRIA E FICÇÃO EM AS PARCEIRAS DE LYA LUFT
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Publication Date: | 2010 |
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Language: | por |
Source: | Revista de Letras |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2373 |
Summary: | Este ensaio levanta questionamentos sobre a forma como Lya Luft trabalhou a questão do discurso memorialístico na obra As Parceiras (1980), apropriando-se do gênero diário para elaborar seu romance. Buscamos contribuições acerca de textos memorialísticos/ autobiográficos no percurso da narrativa brasileira. Comparamos a prática escritural de Lya Luft com os autores Graciliano Ramos e Monteiro Lobato, cujos textos permitem à crítica encontrar parâmetros para essa textualização do eu. A obra luftiniana não é, a priori, um texto memorialístico dentro dos moldes tradicionais considerados para classificar uma obra como autobiográfica: autora, narradora e personagem não são idênticas, isto é, o EU indivíduo real, autora, Lya, não é o mesmo EU ficcional, narradora-protagonista. Lya Luft cria uma personagem central, Anelise, que narra as suas memórias em forma de diário. No entanto, questões referentes à memória são evidentes dentro do texto e da forma ficcionais, as quais nos remetem ao lugar da ficção e crítica produzidas no Brasil. |
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MEMÓRIA E FICÇÃO EM AS PARCEIRAS DE LYA LUFTEste ensaio levanta questionamentos sobre a forma como Lya Luft trabalhou a questão do discurso memorialístico na obra As Parceiras (1980), apropriando-se do gênero diário para elaborar seu romance. Buscamos contribuições acerca de textos memorialísticos/ autobiográficos no percurso da narrativa brasileira. Comparamos a prática escritural de Lya Luft com os autores Graciliano Ramos e Monteiro Lobato, cujos textos permitem à crítica encontrar parâmetros para essa textualização do eu. A obra luftiniana não é, a priori, um texto memorialístico dentro dos moldes tradicionais considerados para classificar uma obra como autobiográfica: autora, narradora e personagem não são idênticas, isto é, o EU indivíduo real, autora, Lya, não é o mesmo EU ficcional, narradora-protagonista. Lya Luft cria uma personagem central, Anelise, que narra as suas memórias em forma de diário. No entanto, questões referentes à memória são evidentes dentro do texto e da forma ficcionais, as quais nos remetem ao lugar da ficção e crítica produzidas no Brasil.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/237310.3895/rl.v12n12.2373Revista de Letras; v. 12, n. 12 (2010)2179-52820104-999210.3895/rl.v12n12reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2373/1508Direitos autorais 2014 Risolete Hellmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHellmann, Risolete2014-12-10T13:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/2373Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-10T13:10:29Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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