PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: SOB A ÉGIDE DOS FORMADORES E DO LIVRO DIDÁTICO
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2368 |
Resumo: | A fim de desvendar a abordagem de aprender línguas do professor de I/LE em formação no curso de Letras- Inglês de uma universidade pública goiana, foram utilizados instrumentos de coleta de dados tradicionalmente adotados pelos estudos que utilizam os procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1997), a saber: 1) a observação de aulas com notas, a; 2) questionário com todos professores em formação do segundo e oitavo semestres, e, 3) narrativas de vida de um aluno de cada uma dessas turmas. Os resultados evidenciaram as dificuldades que os professores de I/LE em formação pesquisados tiveram para atingir o almejado estado de aprendente, condição necessária para a disseminação e constituição da capacidade reflexiva-crítica de seus (futuros) alunos, em outras palavras, para a formação de aprendizes reflexivos. Ademais, entendemos que a otimização da atuação profissional desses futuros professores significa, antes de tudo, trazer a tona essa almejada competência acadêmica dos próprios professores, assim eles poderão formular junto com seus futuros alunos um ambiente de aprendizagem-ensino-aprendizagem, que será construtor de mais aprendentes. |
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PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: SOB A ÉGIDE DOS FORMADORES E DO LIVRO DIDÁTICOA fim de desvendar a abordagem de aprender línguas do professor de I/LE em formação no curso de Letras- Inglês de uma universidade pública goiana, foram utilizados instrumentos de coleta de dados tradicionalmente adotados pelos estudos que utilizam os procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1997), a saber: 1) a observação de aulas com notas, a; 2) questionário com todos professores em formação do segundo e oitavo semestres, e, 3) narrativas de vida de um aluno de cada uma dessas turmas. Os resultados evidenciaram as dificuldades que os professores de I/LE em formação pesquisados tiveram para atingir o almejado estado de aprendente, condição necessária para a disseminação e constituição da capacidade reflexiva-crítica de seus (futuros) alunos, em outras palavras, para a formação de aprendizes reflexivos. Ademais, entendemos que a otimização da atuação profissional desses futuros professores significa, antes de tudo, trazer a tona essa almejada competência acadêmica dos próprios professores, assim eles poderão formular junto com seus futuros alunos um ambiente de aprendizagem-ensino-aprendizagem, que será construtor de mais aprendentes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/236810.3895/rl.v12n12.2368Revista de Letras; v. 12, n. 12 (2010)2179-52820104-999210.3895/rl.v12n12reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2368/1504Direitos autorais 2014 Daniela de Souza Bezerra, Leandro Silva Bezerrahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Daniela de SouzaBezerra, Leandro Silva2014-12-10T13:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/2368Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-10T13:10:29Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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