PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO: SOB A ÉGIDE DOS FORMADORES E DO LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Daniela de Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bezerra, Leandro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2368
Resumo: A fim de desvendar a abordagem de aprender línguas do professor de I/LE em formação no curso de Letras- Inglês de uma universidade pública goiana, foram utilizados instrumentos de coleta de dados tradicionalmente adotados pelos estudos que utilizam os procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1997), a saber: 1) a observação de aulas com notas,  a; 2) questionário  com todos professores em formação do segundo  e oitavo semestres,  e, 3)  narrativas de vida de um aluno de cada uma dessas turmas. Os resultados evidenciaram as dificuldades que os professores de I/LE em formação pesquisados tiveram para atingir o almejado estado de aprendente, condição necessária para a disseminação e constituição da capacidade reflexiva-crítica de seus (futuros) alunos, em outras palavras, para a formação de aprendizes reflexivos. Ademais, entendemos que a otimização da atuação profissional desses futuros professores significa, antes de tudo, trazer a tona essa almejada competência acadêmica dos próprios professores, assim eles poderão formular junto com seus futuros alunos um ambiente de aprendizagem-ensino-aprendizagem, que será construtor de mais aprendentes.
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