A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cícera Jessiane Lins dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13721
Resumo: O percurso traçado pela literatura infantil evidencia um deslocamento da ideia de instrumento formativo para um meio de expressão artística, capaz não só de contribuir para o processo de formação individual do leitor, como também de ampliá-lo por meio da incorporação de paradigmas emergentes, que compreendem esse agente como participante e a quem o texto passa a pertencer mediante a possibilidade que se tem de, entre outras coisas, tecer intertextualidades, atribuir sentidos às construções formais, questionar e problematizar situações e formas de abordagem de determinadas temáticas.   Considerando esse cenário, o presente artigo empreende uma análise da narrativa A terra dos meninos pelados ([1937] 2015), de Graciliano Ramos, de caráter qualitativo-interpretativista, com foco na mobilização de procedimentos estéticos e temáticos categorizados entre paradigmas importantes para o desenvolvimento da história da literatura infantil. Para tanto, pauta-se na linguagem literária como invenção, na concepção da criança como ser em formação (GREGORIN FILHO, 2011), na intertextualidade (CUNHA, 2012) e no tratamento de temáticas fraturantes (RAMOS; NAVAS, 2015). O corpus da pesquisa constitui-se da própria narrativa infantil e de leituras gerais (BUENO, 2016) e específicas (RAMOS FILHO, 2016) da obra de seu autor. Os resultados da análise evidenciam a integração da obra em diferentes movimentos, a saber, em um conjunto mais amplo da produção de seu autor e, também, na consolidação da literatura infantil como produção autônoma, não desvinculada da ludicidade e da formação de seus leitores, mas não submetida a finalidades objetivas impostas por conveniências sociais.
id UTFPR-10_8d227b9623ffe4eb6cdbe101d24df07b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13721
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados8.02.06.00- Literatura BrasileiraLiteratura Infantil; Graciliano Ramos; Paradigmas Tradicionais e Emergentes; Temas fraturantesO percurso traçado pela literatura infantil evidencia um deslocamento da ideia de instrumento formativo para um meio de expressão artística, capaz não só de contribuir para o processo de formação individual do leitor, como também de ampliá-lo por meio da incorporação de paradigmas emergentes, que compreendem esse agente como participante e a quem o texto passa a pertencer mediante a possibilidade que se tem de, entre outras coisas, tecer intertextualidades, atribuir sentidos às construções formais, questionar e problematizar situações e formas de abordagem de determinadas temáticas.   Considerando esse cenário, o presente artigo empreende uma análise da narrativa A terra dos meninos pelados ([1937] 2015), de Graciliano Ramos, de caráter qualitativo-interpretativista, com foco na mobilização de procedimentos estéticos e temáticos categorizados entre paradigmas importantes para o desenvolvimento da história da literatura infantil. Para tanto, pauta-se na linguagem literária como invenção, na concepção da criança como ser em formação (GREGORIN FILHO, 2011), na intertextualidade (CUNHA, 2012) e no tratamento de temáticas fraturantes (RAMOS; NAVAS, 2015). O corpus da pesquisa constitui-se da própria narrativa infantil e de leituras gerais (BUENO, 2016) e específicas (RAMOS FILHO, 2016) da obra de seu autor. Os resultados da análise evidenciam a integração da obra em diferentes movimentos, a saber, em um conjunto mais amplo da produção de seu autor e, também, na consolidação da literatura infantil como produção autônoma, não desvinculada da ludicidade e da formação de seus leitores, mas não submetida a finalidades objetivas impostas por conveniências sociais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Cícera Jessiane Lins dosRemenche, Maria de Lourdes Rossi2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1372110.3895/rl.v23n40.13721Revista de Letras; v. 23, n. 40 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n40reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13721/8307Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-08T15:58:42Zoai:periodicos.utfpr:article/13721Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-04-08T15:58:42Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
title A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
spellingShingle A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
Santos, Cícera Jessiane Lins dos
8.02.06.00- Literatura Brasileira
Literatura Infantil; Graciliano Ramos; Paradigmas Tradicionais e Emergentes; Temas fraturantes
title_short A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
title_full A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
title_fullStr A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
title_full_unstemmed A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
title_sort A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados
author Santos, Cícera Jessiane Lins dos
author_facet Santos, Cícera Jessiane Lins dos
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author_role author
author2 Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cícera Jessiane Lins dos
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv 8.02.06.00- Literatura Brasileira
Literatura Infantil; Graciliano Ramos; Paradigmas Tradicionais e Emergentes; Temas fraturantes
topic 8.02.06.00- Literatura Brasileira
Literatura Infantil; Graciliano Ramos; Paradigmas Tradicionais e Emergentes; Temas fraturantes
description O percurso traçado pela literatura infantil evidencia um deslocamento da ideia de instrumento formativo para um meio de expressão artística, capaz não só de contribuir para o processo de formação individual do leitor, como também de ampliá-lo por meio da incorporação de paradigmas emergentes, que compreendem esse agente como participante e a quem o texto passa a pertencer mediante a possibilidade que se tem de, entre outras coisas, tecer intertextualidades, atribuir sentidos às construções formais, questionar e problematizar situações e formas de abordagem de determinadas temáticas.   Considerando esse cenário, o presente artigo empreende uma análise da narrativa A terra dos meninos pelados ([1937] 2015), de Graciliano Ramos, de caráter qualitativo-interpretativista, com foco na mobilização de procedimentos estéticos e temáticos categorizados entre paradigmas importantes para o desenvolvimento da história da literatura infantil. Para tanto, pauta-se na linguagem literária como invenção, na concepção da criança como ser em formação (GREGORIN FILHO, 2011), na intertextualidade (CUNHA, 2012) e no tratamento de temáticas fraturantes (RAMOS; NAVAS, 2015). O corpus da pesquisa constitui-se da própria narrativa infantil e de leituras gerais (BUENO, 2016) e específicas (RAMOS FILHO, 2016) da obra de seu autor. Os resultados da análise evidenciam a integração da obra em diferentes movimentos, a saber, em um conjunto mais amplo da produção de seu autor e, também, na consolidação da literatura infantil como produção autônoma, não desvinculada da ludicidade e da formação de seus leitores, mas não submetida a finalidades objetivas impostas por conveniências sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13721
10.3895/rl.v23n40.13721
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13721
identifier_str_mv 10.3895/rl.v23n40.13721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13721/8307
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 23, n. 40 (2021)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v23n40
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060458254336