Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo e percurso gerativo de sentido. Na perspectiva da semiótica, os textos podem ser verbais, não-verbais, ou sincréticos, quando reúnem mais de um tipo de expressão, e possuem invariavelmente uma rede interna de estruturas geradoras de sentido, dispostas no chamado percurso gerativo de sentido, em três níveis: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. A análise dessas estruturas, e dos elementos com os quais elas são preenchidas, nos mostra quão rico de significação pode ser um texto de aparente simplicidade. |
id |
UTFPR-10_9b6daea9bfe91f97ae52d46bb4dc0f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2421 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitáriosEste trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo e percurso gerativo de sentido. Na perspectiva da semiótica, os textos podem ser verbais, não-verbais, ou sincréticos, quando reúnem mais de um tipo de expressão, e possuem invariavelmente uma rede interna de estruturas geradoras de sentido, dispostas no chamado percurso gerativo de sentido, em três níveis: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. A análise dessas estruturas, e dos elementos com os quais elas são preenchidas, nos mostra quão rico de significação pode ser um texto de aparente simplicidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Morato, Élisson Ferreira2010-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/242110.3895/rl.v12n13.2421Revista de Letras; v. 12, n. 13 (2010)2179-52820104-999210.3895/rl.v12n13reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421/1553Direitos autorais 2014 Élisson Ferreira Moratohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T21:30:08Zoai:periodicos.utfpr:article/2421Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-05T21:30:08Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
title |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
spellingShingle |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários Morato, Élisson Ferreira |
title_short |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
title_full |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
title_fullStr |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
title_full_unstemmed |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
title_sort |
Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários |
author |
Morato, Élisson Ferreira |
author_facet |
Morato, Élisson Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morato, Élisson Ferreira |
description |
Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo e percurso gerativo de sentido. Na perspectiva da semiótica, os textos podem ser verbais, não-verbais, ou sincréticos, quando reúnem mais de um tipo de expressão, e possuem invariavelmente uma rede interna de estruturas geradoras de sentido, dispostas no chamado percurso gerativo de sentido, em três níveis: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. A análise dessas estruturas, e dos elementos com os quais elas são preenchidas, nos mostra quão rico de significação pode ser um texto de aparente simplicidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421 10.3895/rl.v12n13.2421 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v12n13.2421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421/1553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Élisson Ferreira Morato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Élisson Ferreira Morato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 12, n. 13 (2010) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v12n13 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732058431356928 |