Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337 |
Resumo: | O artigo apresenta um site desenvolvido para ensinar Língua Inglesa que contemple uma abordagem como conjunto coerente de princípios e hipóteses linguísticas e pedagógicas que respondam a objetivos sociointeracionistas. Nossa plataforma digital não busca apresentar um novo método de ensino como manual que tudo prevê e que transforma o ensino em uma aplicação rotineira de procedimentos e técnicas. Espera-se que o aluno aprenda por meio de textos de diferentes tipos e gêneros sob o paradigma da prática social, ou seja, que esteja frente a textos de contextos e situações diversas para que possa dar continuidade ao processo de letramento iniciado em sala de aula. Para atingir tal intento, desenvolvemos um site que integrasse técnicas de gamificação e exercícios com temas variados para ampliar o conhecimento das quatro habilidades em Língua Inglesa. Vale dizer que nossos pressupostos teóricos estavam norteados pelo pensamento de Bakhtin, de Bronckart, de Schneuwly, de Marcuschi, de Magda Soares, dentre outros. |
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Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes / 8.01.06.00-5 Lingüística AplicadaLíngua Inglesa; ensino; gamificationO artigo apresenta um site desenvolvido para ensinar Língua Inglesa que contemple uma abordagem como conjunto coerente de princípios e hipóteses linguísticas e pedagógicas que respondam a objetivos sociointeracionistas. Nossa plataforma digital não busca apresentar um novo método de ensino como manual que tudo prevê e que transforma o ensino em uma aplicação rotineira de procedimentos e técnicas. Espera-se que o aluno aprenda por meio de textos de diferentes tipos e gêneros sob o paradigma da prática social, ou seja, que esteja frente a textos de contextos e situações diversas para que possa dar continuidade ao processo de letramento iniciado em sala de aula. Para atingir tal intento, desenvolvemos um site que integrasse técnicas de gamificação e exercícios com temas variados para ampliar o conhecimento das quatro habilidades em Língua Inglesa. Vale dizer que nossos pressupostos teóricos estavam norteados pelo pensamento de Bakhtin, de Bronckart, de Schneuwly, de Marcuschi, de Magda Soares, dentre outros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Angelo Cesar Mendes daBotelho, Patrícia Pedrosa2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1033710.3895/rl.v21n34.10337Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337/6884Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:46:43Zoai:periodicos.utfpr:article/10337Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:46:43Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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