Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angelo Cesar Mendes da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Botelho, Patrícia Pedrosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337
Resumo: O artigo apresenta um site desenvolvido para ensinar Língua Inglesa que contemple uma abordagem como conjunto coerente de princípios e hipóteses linguísticas e pedagógicas que respondam a objetivos sociointeracionistas. Nossa plataforma digital não busca apresentar um novo método de ensino como manual que tudo prevê e que transforma o ensino em uma aplicação rotineira de procedimentos e técnicas. Espera-se que o aluno aprenda por meio de textos de diferentes tipos e gêneros sob o paradigma da prática social, ou seja, que esteja frente a textos de contextos e situações diversas para que possa dar continuidade ao processo de letramento iniciado em sala de aula.  Para atingir tal intento, desenvolvemos um site que integrasse técnicas de gamificação e exercícios com temas variados para ampliar o conhecimento das quatro habilidades em Língua Inglesa. Vale dizer que nossos pressupostos teóricos estavam norteados pelo pensamento de Bakhtin, de Bronckart, de Schneuwly, de Marcuschi, de Magda Soares, dentre outros. 
id UTFPR-10_a17de926e1ad8a2f102afa01ff175ded
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10337
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes / 8.01.06.00-5 Lingüística AplicadaLíngua Inglesa; ensino; gamificationO artigo apresenta um site desenvolvido para ensinar Língua Inglesa que contemple uma abordagem como conjunto coerente de princípios e hipóteses linguísticas e pedagógicas que respondam a objetivos sociointeracionistas. Nossa plataforma digital não busca apresentar um novo método de ensino como manual que tudo prevê e que transforma o ensino em uma aplicação rotineira de procedimentos e técnicas. Espera-se que o aluno aprenda por meio de textos de diferentes tipos e gêneros sob o paradigma da prática social, ou seja, que esteja frente a textos de contextos e situações diversas para que possa dar continuidade ao processo de letramento iniciado em sala de aula.  Para atingir tal intento, desenvolvemos um site que integrasse técnicas de gamificação e exercícios com temas variados para ampliar o conhecimento das quatro habilidades em Língua Inglesa. Vale dizer que nossos pressupostos teóricos estavam norteados pelo pensamento de Bakhtin, de Bronckart, de Schneuwly, de Marcuschi, de Magda Soares, dentre outros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Angelo Cesar Mendes daBotelho, Patrícia Pedrosa2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1033710.3895/rl.v21n34.10337Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337/6884Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:46:43Zoai:periodicos.utfpr:article/10337Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:46:43Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
title Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
spellingShingle Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
Silva, Angelo Cesar Mendes da
8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes / 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
Língua Inglesa; ensino; gamification
title_short Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
title_full Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
title_fullStr Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
title_full_unstemmed Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
title_sort Uma proposta de ampliação da competência comunicativa dos alunos de língua inglesa
author Silva, Angelo Cesar Mendes da
author_facet Silva, Angelo Cesar Mendes da
Botelho, Patrícia Pedrosa
author_role author
author2 Botelho, Patrícia Pedrosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angelo Cesar Mendes da
Botelho, Patrícia Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes / 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
Língua Inglesa; ensino; gamification
topic 8.00.00.00-2 Lingüística, Letras e Artes / 8.01.06.00-5 Lingüística Aplicada
Língua Inglesa; ensino; gamification
description O artigo apresenta um site desenvolvido para ensinar Língua Inglesa que contemple uma abordagem como conjunto coerente de princípios e hipóteses linguísticas e pedagógicas que respondam a objetivos sociointeracionistas. Nossa plataforma digital não busca apresentar um novo método de ensino como manual que tudo prevê e que transforma o ensino em uma aplicação rotineira de procedimentos e técnicas. Espera-se que o aluno aprenda por meio de textos de diferentes tipos e gêneros sob o paradigma da prática social, ou seja, que esteja frente a textos de contextos e situações diversas para que possa dar continuidade ao processo de letramento iniciado em sala de aula.  Para atingir tal intento, desenvolvemos um site que integrasse técnicas de gamificação e exercícios com temas variados para ampliar o conhecimento das quatro habilidades em Língua Inglesa. Vale dizer que nossos pressupostos teóricos estavam norteados pelo pensamento de Bakhtin, de Bronckart, de Schneuwly, de Marcuschi, de Magda Soares, dentre outros. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337
10.3895/rl.v21n34.10337
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n34.10337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10337/6884
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n34
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060122710016