Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5260 |
Resumo: | ResumoÍndices expressivos de bilheteria atestam que o gênero animação é aclamado por crianças e adolescentes, embora não integre, de maneira efetiva, o cotidiano escolar, que prioriza a leitura do cânone literário a partir de uma proposta metodológica ainda didatizadora, monológica e estruturalista. Os desenhos animados, desse modo, penetrariam nas unidades de ensino como gênero marginal, vivo e incisivo nas falas e comportamentos dos alunos. Tendo em vista esse quadro, a presente pesquisa tem como principal objetivo problematizar as propostas estéticas veiculadas em desenhos tradicionais e contemporâneos, produzidos, divulgados e comercializados em diferentes países. Para tanto, a investigação, fundamentada no dialogismo bakhtiniano, analisou duzentas e quinze produções lançadas ao longo de quase cem anos, comercializadas em DVDs ou disponibilizadas na internet, especificamente no You Tube. Almeja-se, desse modo, a partir dos recursos empregados pelos estúdios na tecitura do texto visual e das múltiplas vozes instauradas ao longo dos desenhos, identificar as propostas artísticas tanto em narrativas mais “formais”, veiculadas entre os anos de 1960 e 1970, quanto nas produções mais “arrojadas”, firmadas após a década de 1990, de natureza polissêmica e emancipatória, marcadas pela metalinguagem, pela polifonia, pela incidência de heróis excêntricos, por anacronismos, pelas inúmeras alusões à cultura pop e, em especial, pela intertextualidade.Palavras-Chave: desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. |
id |
UTFPR-10_a3f6fee44e98c27ead379fd62476d1d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5260 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015)8.00.00.00-2desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia.ResumoÍndices expressivos de bilheteria atestam que o gênero animação é aclamado por crianças e adolescentes, embora não integre, de maneira efetiva, o cotidiano escolar, que prioriza a leitura do cânone literário a partir de uma proposta metodológica ainda didatizadora, monológica e estruturalista. Os desenhos animados, desse modo, penetrariam nas unidades de ensino como gênero marginal, vivo e incisivo nas falas e comportamentos dos alunos. Tendo em vista esse quadro, a presente pesquisa tem como principal objetivo problematizar as propostas estéticas veiculadas em desenhos tradicionais e contemporâneos, produzidos, divulgados e comercializados em diferentes países. Para tanto, a investigação, fundamentada no dialogismo bakhtiniano, analisou duzentas e quinze produções lançadas ao longo de quase cem anos, comercializadas em DVDs ou disponibilizadas na internet, especificamente no You Tube. Almeja-se, desse modo, a partir dos recursos empregados pelos estúdios na tecitura do texto visual e das múltiplas vozes instauradas ao longo dos desenhos, identificar as propostas artísticas tanto em narrativas mais “formais”, veiculadas entre os anos de 1960 e 1970, quanto nas produções mais “arrojadas”, firmadas após a década de 1990, de natureza polissêmica e emancipatória, marcadas pela metalinguagem, pela polifonia, pela incidência de heróis excêntricos, por anacronismos, pelas inúmeras alusões à cultura pop e, em especial, pela intertextualidade.Palavras-Chave: desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Luiz, Fernando2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/526010.3895/rl.v19n24.5260Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n24reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5260/3730Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:48:35Zoai:periodicos.utfpr:article/5260Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:48:35Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
title |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
spellingShingle |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) Luiz, Fernando 8.00.00.00-2 desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. |
title_short |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
title_full |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
title_fullStr |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
title_full_unstemmed |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
title_sort |
Mickey, Zé Colmeia e Cia: vertentes do cinema de animação (1920 – 2015) |
author |
Luiz, Fernando |
author_facet |
Luiz, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
8.00.00.00-2 desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. |
topic |
8.00.00.00-2 desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. |
description |
ResumoÍndices expressivos de bilheteria atestam que o gênero animação é aclamado por crianças e adolescentes, embora não integre, de maneira efetiva, o cotidiano escolar, que prioriza a leitura do cânone literário a partir de uma proposta metodológica ainda didatizadora, monológica e estruturalista. Os desenhos animados, desse modo, penetrariam nas unidades de ensino como gênero marginal, vivo e incisivo nas falas e comportamentos dos alunos. Tendo em vista esse quadro, a presente pesquisa tem como principal objetivo problematizar as propostas estéticas veiculadas em desenhos tradicionais e contemporâneos, produzidos, divulgados e comercializados em diferentes países. Para tanto, a investigação, fundamentada no dialogismo bakhtiniano, analisou duzentas e quinze produções lançadas ao longo de quase cem anos, comercializadas em DVDs ou disponibilizadas na internet, especificamente no You Tube. Almeja-se, desse modo, a partir dos recursos empregados pelos estúdios na tecitura do texto visual e das múltiplas vozes instauradas ao longo dos desenhos, identificar as propostas artísticas tanto em narrativas mais “formais”, veiculadas entre os anos de 1960 e 1970, quanto nas produções mais “arrojadas”, firmadas após a década de 1990, de natureza polissêmica e emancipatória, marcadas pela metalinguagem, pela polifonia, pela incidência de heróis excêntricos, por anacronismos, pelas inúmeras alusões à cultura pop e, em especial, pela intertextualidade.Palavras-Chave: desenho animado; estética; dialogismo; infância; ideologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5260 10.3895/rl.v19n24.5260 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5260 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v19n24.5260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5260/3730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v19n24 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059095105536 |