A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa. |
id |
UTFPR-10_a3fc3bf16eee32802b6b9f7fb7e27373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8666 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação físicalinguística, Letras e artes e Linguística AplicadaArtigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Tatiane Souza daPacheco, Jorge Tércio Soares2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/866610.3895/rl.v20n31.8666Revista de Letras; v. 21, n. 32 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n32reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666/6243Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T14:32:27Zoai:periodicos.utfpr:article/8666Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T14:32:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
title |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
spellingShingle |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física Silva, Tatiane Souza da linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros. |
title_short |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
title_full |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
title_fullStr |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
title_full_unstemmed |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
title_sort |
A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física |
author |
Silva, Tatiane Souza da |
author_facet |
Silva, Tatiane Souza da Pacheco, Jorge Tércio Soares |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Jorge Tércio Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tatiane Souza da Pacheco, Jorge Tércio Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros. |
topic |
linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666 10.3895/rl.v20n31.8666 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v20n31.8666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666/6243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 21, n. 32 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n32 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732058487980032 |