A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiane Souza da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pacheco, Jorge Tércio Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa.
id UTFPR-10_a3fc3bf16eee32802b6b9f7fb7e27373
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8666
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação físicalinguística, Letras e artes e Linguística AplicadaArtigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Tatiane Souza daPacheco, Jorge Tércio Soares2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/866610.3895/rl.v20n31.8666Revista de Letras; v. 21, n. 32 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n32reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666/6243Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T14:32:27Zoai:periodicos.utfpr:article/8666Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T14:32:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
title A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
spellingShingle A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
Silva, Tatiane Souza da
linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada
Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.
title_short A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
title_full A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
title_fullStr A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
title_full_unstemmed A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
title_sort A configuração retórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da área de educação física
author Silva, Tatiane Souza da
author_facet Silva, Tatiane Souza da
Pacheco, Jorge Tércio Soares
author_role author
author2 Pacheco, Jorge Tércio Soares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiane Souza da
Pacheco, Jorge Tércio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada
Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.
topic linguística, Letras e artes e Linguística Aplicada
Artigo acadêmico original; Seção retórica de Introdução; Cultura disciplinar da área de Educação Física; Análise retórica de gêneros.
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta retórica para a seção de Introdução em artigos acadêmicos originais na área de educação física, discutindo como essa cultura disciplinar compreende e produz o referido gênero. Para tanto, baseamo-nos nas contribuições teórico-metodológicas de Swales (1990) acerca dos gêneros acadêmicos, e nas descrições propostas por Nwogu (1997), Costa (2015) e Bernardino e Pacheco (2017). Para nos dar subsídios quanto à defesa de que a construção do conhecimento em cada área disciplinar acadêmica varia conforme suas especificidades, contamos, também, com o conceito de cultura disciplinar, defendido por Hyland (2000). Essa pesquisa tem caráter exploratório-descritivo e realiza uma análise qualitativa e quantitativa de um corpus composto por 10 artigos acadêmicos originais da área de Educação Física, retirados de quatro periódicos indexados no banco de dados WebQualis da CAPES. Conforme a análise, a seção retórica de Introdução revelou-se concisa, objetiva e considerada de extrema importância na composição do gênero artigo, haja vista a sua recorrência em 100% dos exemplares analisados. Nessa unidade retórica, apresenta-se o tema da pesquisa, evidenciando o referencial teórico utilizado, a justificativa, os principais problemas e os objetivos da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666
10.3895/rl.v20n31.8666
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n31.8666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8666/6243
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 32 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n32
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732058487980032