As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leão, Cleonice de Moraes Evangelista, Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911
Resumo: Este artigo visa a apresentar uma proposta de trabalho para o artigo de opinião, que pode ser aplicada em salas de aula do Ensino Fundamental II. Para atingir o objetivo proposto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: argumentação e ensino,  o gênero artigo de opinião e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), principalmente, elaboramos uma proposta para o ensino do gênero artigo de opinião, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades linguísticas e discursivas. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem gêneros. Acreditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.
id UTFPR-10_ab7e9e53d10e7bdbf9d42c57b94e3f20
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2911
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opiniãoEste artigo visa a apresentar uma proposta de trabalho para o artigo de opinião, que pode ser aplicada em salas de aula do Ensino Fundamental II. Para atingir o objetivo proposto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: argumentação e ensino,  o gênero artigo de opinião e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), principalmente, elaboramos uma proposta para o ensino do gênero artigo de opinião, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades linguísticas e discursivas. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem gêneros. Acreditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mesquita, Elisete Maria de CarvalhoLeão, Cleonice de Moraes EvangelistaSouza, Dalma Flávia Barros Guimarães de2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/291110.3895/rl.v18n22.2911Revista de Letras; v. 18, n. 22 (2016)2179-52820104-999210.3895/rl.v18n22reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911/3157Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-26T23:37:00Zoai:periodicos.utfpr:article/2911Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2016-10-26T23:37Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
title As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
spellingShingle As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
title_short As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
title_full As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
title_fullStr As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
title_full_unstemmed As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
title_sort As sequências didáticas como um procedimento de ensino para o gênero artigo de opinião
author Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
author_facet Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
author_role author
author2 Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
Leão, Cleonice de Moraes Evangelista
Souza, Dalma Flávia Barros Guimarães de
description Este artigo visa a apresentar uma proposta de trabalho para o artigo de opinião, que pode ser aplicada em salas de aula do Ensino Fundamental II. Para atingir o objetivo proposto, estabelecemos uma discussão a respeito de alguns temas que se relacionam com os interesses desta pesquisa, quais sejam: argumentação e ensino,  o gênero artigo de opinião e as sequências didáticas. Considerando a interação entre esses temas e, obedecendo aos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), principalmente, elaboramos uma proposta para o ensino do gênero artigo de opinião, com o objetivo de levar o aluno a apropriar-se deste gênero e, consequentemente, aprimorar suas habilidades linguísticas e discursivas. Por meio dessa proposta, relacionamos a teoria com a prática pedagógica, no intuito de subsidiar o trabalho dos professores de língua portuguesa, quando o objetivo é ensinar os alunos a produzirem gêneros. Acreditamos que este trabalho possa diminuir a distância entre o que se ensina e o que o aluno utiliza em suas práticas sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911
10.3895/rl.v18n22.2911
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911
identifier_str_mv 10.3895/rl.v18n22.2911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2911/3157
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 18, n. 22 (2016)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v18n22
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060142632960