O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11646 |
Resumo: | A composição paródica está presente em toda a obra de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Com Um jogador, publicado em 1867, não é diferente. Frente àqueles que se consideram seus superiores, o jovem narrador do romance se vale da zombaria e do gracejo para parodiar discursos vigentes na Europa Ocidental e nos ciclos ocidentalistas russos, mostrando como os ideais de igualdade e liberdade, tão enaltecidos na cultura europeia da modernidade, seriam completamente falsos. Num mundo marcado por hierarquias, no qual ele é encarado apenas como cidadão de segunda classe, o narrador usa do procedimento paródico para promover uma espécie de carnavalização do mundo. Assim, na esteira do pensamento de Roberto Schwarz, é possível afirmar que, embora tivesse pretensão à universalidade, a psicologia do egoísmo racional, assim como a moral formalista, fazia, no Império Russo, efeito de uma ideologia “estrangeira”, vinda de fora – e, assim, localizada e relativa. Em meio a uma situação de atraso histórico, o Império Russo impunha ao romance burguês um quadro mais complexo. |
id |
UTFPR-10_b23b2a43356236aa3e36dfeef4373f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11646 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de DostoiévskiLetras-Literaturas Estrangeiras ModernasDostoiévski; paródia; carnavalização; Um jogador; ocidentalismoA composição paródica está presente em toda a obra de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Com Um jogador, publicado em 1867, não é diferente. Frente àqueles que se consideram seus superiores, o jovem narrador do romance se vale da zombaria e do gracejo para parodiar discursos vigentes na Europa Ocidental e nos ciclos ocidentalistas russos, mostrando como os ideais de igualdade e liberdade, tão enaltecidos na cultura europeia da modernidade, seriam completamente falsos. Num mundo marcado por hierarquias, no qual ele é encarado apenas como cidadão de segunda classe, o narrador usa do procedimento paródico para promover uma espécie de carnavalização do mundo. Assim, na esteira do pensamento de Roberto Schwarz, é possível afirmar que, embora tivesse pretensão à universalidade, a psicologia do egoísmo racional, assim como a moral formalista, fazia, no Império Russo, efeito de uma ideologia “estrangeira”, vinda de fora – e, assim, localizada e relativa. Em meio a uma situação de atraso histórico, o Império Russo impunha ao romance burguês um quadro mais complexo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e SociaisAraújo, João Marcos Cilli de2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1164610.3895/rl.v23n42.11646Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n42reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11646/8573Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T15:40:05Zoai:periodicos.utfpr:article/11646Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-10-09T15:40:05Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
title |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
spellingShingle |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski Araújo, João Marcos Cilli de Letras-Literaturas Estrangeiras Modernas Dostoiévski; paródia; carnavalização; Um jogador; ocidentalismo |
title_short |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
title_full |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
title_fullStr |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
title_full_unstemmed |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
title_sort |
O mundo – e o texto – de pernas para o ar: A paródia em Um jogador, de Dostoiévski |
author |
Araújo, João Marcos Cilli de |
author_facet |
Araújo, João Marcos Cilli de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, João Marcos Cilli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras-Literaturas Estrangeiras Modernas Dostoiévski; paródia; carnavalização; Um jogador; ocidentalismo |
topic |
Letras-Literaturas Estrangeiras Modernas Dostoiévski; paródia; carnavalização; Um jogador; ocidentalismo |
description |
A composição paródica está presente em toda a obra de Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Com Um jogador, publicado em 1867, não é diferente. Frente àqueles que se consideram seus superiores, o jovem narrador do romance se vale da zombaria e do gracejo para parodiar discursos vigentes na Europa Ocidental e nos ciclos ocidentalistas russos, mostrando como os ideais de igualdade e liberdade, tão enaltecidos na cultura europeia da modernidade, seriam completamente falsos. Num mundo marcado por hierarquias, no qual ele é encarado apenas como cidadão de segunda classe, o narrador usa do procedimento paródico para promover uma espécie de carnavalização do mundo. Assim, na esteira do pensamento de Roberto Schwarz, é possível afirmar que, embora tivesse pretensão à universalidade, a psicologia do egoísmo racional, assim como a moral formalista, fazia, no Império Russo, efeito de uma ideologia “estrangeira”, vinda de fora – e, assim, localizada e relativa. Em meio a uma situação de atraso histórico, o Império Russo impunha ao romance burguês um quadro mais complexo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11646 10.3895/rl.v23n42.11646 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11646 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v23n42.11646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11646/8573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n42 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059678113792 |