NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Karina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2326
Resumo: “Navegar é preciso, viver não é preciso” (...). É de longa data que o mar é rememorado na literatura, exemplo disto é a célebre frase utilizada por um general romano, que tempos depois se imortalizou em um poema de Fernando Pessoa. Essa frase era dita aos marinheiros que sentiam medo recusando-se a navegar durante a guerra. Detendo-nos à primeira parte do verso, navegar é uma tarefa muito parecida com a de ler, já que ambas exploram um espaço que, a princípio, é desconhecido, mas, na maioria das vezes, revela-nos fabulosas histórias e experiências e aventuras únicas. Assim como um general instiga seus marinheiros, igualmente os leitores necessitam dos mediadores estimulando-os em suas leituras. No primeiro caso, o intuito é formar grandes navegadores e exploradores, do mesmo modo, no segundo caso, os mediadores precisam formar leitores capazes de explorar os mais distintos livros. Assim, a obra apresentada neste texto, além de se ocupar com a promoção da leitura, apresenta uma grande contribuição a todos os que se dedicam à formação de leitores.
id UTFPR-10_b576f67f3269917c3c2b7f012ae6b0de
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2326
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL“Navegar é preciso, viver não é preciso” (...). É de longa data que o mar é rememorado na literatura, exemplo disto é a célebre frase utilizada por um general romano, que tempos depois se imortalizou em um poema de Fernando Pessoa. Essa frase era dita aos marinheiros que sentiam medo recusando-se a navegar durante a guerra. Detendo-nos à primeira parte do verso, navegar é uma tarefa muito parecida com a de ler, já que ambas exploram um espaço que, a princípio, é desconhecido, mas, na maioria das vezes, revela-nos fabulosas histórias e experiências e aventuras únicas. Assim como um general instiga seus marinheiros, igualmente os leitores necessitam dos mediadores estimulando-os em suas leituras. No primeiro caso, o intuito é formar grandes navegadores e exploradores, do mesmo modo, no segundo caso, os mediadores precisam formar leitores capazes de explorar os mais distintos livros. Assim, a obra apresentada neste texto, além de se ocupar com a promoção da leitura, apresenta uma grande contribuição a todos os que se dedicam à formação de leitores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/232610.3895/rl.v0n15.2326Revista de Letras; n. 15 (2012)2179-52820104-999210.3895/rl.v0n15reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2326/1462Direitos autorais 2014 Karina de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Karina2014-12-09T13:07:58Zoai:periodicos.utfpr:article/2326Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-09T13:07:58Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
title NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
spellingShingle NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
de Oliveira, Karina
title_short NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
title_full NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
title_fullStr NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
title_full_unstemmed NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
title_sort NAVEGAR É PRECISO: O MAR NA POESIA INFANTIL E JUVENIL
author de Oliveira, Karina
author_facet de Oliveira, Karina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Karina
description “Navegar é preciso, viver não é preciso” (...). É de longa data que o mar é rememorado na literatura, exemplo disto é a célebre frase utilizada por um general romano, que tempos depois se imortalizou em um poema de Fernando Pessoa. Essa frase era dita aos marinheiros que sentiam medo recusando-se a navegar durante a guerra. Detendo-nos à primeira parte do verso, navegar é uma tarefa muito parecida com a de ler, já que ambas exploram um espaço que, a princípio, é desconhecido, mas, na maioria das vezes, revela-nos fabulosas histórias e experiências e aventuras únicas. Assim como um general instiga seus marinheiros, igualmente os leitores necessitam dos mediadores estimulando-os em suas leituras. No primeiro caso, o intuito é formar grandes navegadores e exploradores, do mesmo modo, no segundo caso, os mediadores precisam formar leitores capazes de explorar os mais distintos livros. Assim, a obra apresentada neste texto, além de se ocupar com a promoção da leitura, apresenta uma grande contribuição a todos os que se dedicam à formação de leitores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2326
10.3895/rl.v0n15.2326
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2326
identifier_str_mv 10.3895/rl.v0n15.2326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2326/1462
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Karina de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Karina de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; n. 15 (2012)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v0n15
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060052455425