O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Jeize de Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira, Zydek, Maiara Taís, Aires, Jéssica Wastowski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.
id UTFPR-10_d6de22d23727d8778c80b8fc804e476e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12648
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadãoLetras: Língua PortuguesaPIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Jeize de FátimaGonçalves, Ana Cecília TeixeiraZydek, Maiara TaísAires, Jéssica Wastowski2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1264810.3895/rl.v23n43.12648Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n43reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T19:13:32Zoai:periodicos.utfpr:article/12648Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-22T19:13:32Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
spellingShingle O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
Batista, Jeize de Fátima
Letras: Língua Portuguesa
PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.
title_short O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_full O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_fullStr O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_full_unstemmed O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
title_sort O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
author Batista, Jeize de Fátima
author_facet Batista, Jeize de Fátima
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Zydek, Maiara Taís
Aires, Jéssica Wastowski
author_role author
author2 Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Zydek, Maiara Taís
Aires, Jéssica Wastowski
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Jeize de Fátima
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Zydek, Maiara Taís
Aires, Jéssica Wastowski
dc.subject.por.fl_str_mv Letras: Língua Portuguesa
PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.
topic Letras: Língua Portuguesa
PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.
description Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648
10.3895/rl.v23n43.12648
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648
identifier_str_mv 10.3895/rl.v23n43.12648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v23n43
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059660288000