O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. |
id |
UTFPR-10_d6de22d23727d8778c80b8fc804e476e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12648 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadãoLetras: Língua PortuguesaPIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Jeize de FátimaGonçalves, Ana Cecília TeixeiraZydek, Maiara TaísAires, Jéssica Wastowski2022-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1264810.3895/rl.v23n43.12648Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n43reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T19:13:32Zoai:periodicos.utfpr:article/12648Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-22T19:13:32Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
spellingShingle |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão Batista, Jeize de Fátima Letras: Língua Portuguesa PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania. |
title_short |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_full |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_fullStr |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_full_unstemmed |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
title_sort |
O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão |
author |
Batista, Jeize de Fátima |
author_facet |
Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Jeize de Fátima Gonçalves, Ana Cecília Teixeira Zydek, Maiara Taís Aires, Jéssica Wastowski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras: Língua Portuguesa PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania. |
topic |
Letras: Língua Portuguesa PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 10.3895/rl.v23n43.12648 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v23n43.12648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12648/8738 https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/12648/2420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 23, n. 43 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n43 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059660288000 |