A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sabatha Catoia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13382
Resumo: Este artigo discute leitura e consiste em recorte de pesquisa que tem como objetivo compreender o espaço para ensino e aprendizagem que tomem a leitura como encontro de palavras em se tratando do trabalho docente de Português em uma escola específica, considerando o uso mais ou menos efetivo do livro didático da disciplina. A pesquisa surge motivada por estudo anterior que inferiu, a partir de entrevistas individuais com docentes de Língua Portuguesa, utilização linear desse artefato em aulas de práticas de leitura nessa disciplina, nos ciclos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas localizadas no município de Florianópolis/SC. O aporte teórico ancora-se em postulados vigotskianos e bakhtinianos, tendo sido os dados gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas classes – uma do sétimo ano, outra do nono ano. Infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em um aparente distanciamento do encontro de palavras, haja vista enfoque no ensino de gramática taxionômica e normativa, a partir de uma linearização no uso ‘de’ livro didático, em sentido amplo, e não ‘do’ livro didático específico da escola em questão. O estudo contribui para reflexões e problematizações acerca da função desse artefato no contexto educacional nacional, para ressignificação da formação de professores da Educação Básica, bem como com estudos na área de Linguística Aplicada.
id UTFPR-10_f3321627b08c55daae22606cfd10e67c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13382
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de lerLinguística. Linguística Aplicada.livro didático; leitura; aula de Língua Portuguesa.Este artigo discute leitura e consiste em recorte de pesquisa que tem como objetivo compreender o espaço para ensino e aprendizagem que tomem a leitura como encontro de palavras em se tratando do trabalho docente de Português em uma escola específica, considerando o uso mais ou menos efetivo do livro didático da disciplina. A pesquisa surge motivada por estudo anterior que inferiu, a partir de entrevistas individuais com docentes de Língua Portuguesa, utilização linear desse artefato em aulas de práticas de leitura nessa disciplina, nos ciclos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas localizadas no município de Florianópolis/SC. O aporte teórico ancora-se em postulados vigotskianos e bakhtinianos, tendo sido os dados gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas classes – uma do sétimo ano, outra do nono ano. Infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em um aparente distanciamento do encontro de palavras, haja vista enfoque no ensino de gramática taxionômica e normativa, a partir de uma linearização no uso ‘de’ livro didático, em sentido amplo, e não ‘do’ livro didático específico da escola em questão. O estudo contribui para reflexões e problematizações acerca da função desse artefato no contexto educacional nacional, para ressignificação da formação de professores da Educação Básica, bem como com estudos na área de Linguística Aplicada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dias, Sabatha Catoia2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1338210.3895/rl.v23n41.13382Revista de Letras; v. 23, n. 41 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n41reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13382/8386Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-21T14:39:50Zoai:periodicos.utfpr:article/13382Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-06-21T14:39:50Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
title A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
spellingShingle A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
Dias, Sabatha Catoia
Linguística. Linguística Aplicada.
livro didático; leitura; aula de Língua Portuguesa.
title_short A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
title_full A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
title_fullStr A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
title_full_unstemmed A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
title_sort A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
author Dias, Sabatha Catoia
author_facet Dias, Sabatha Catoia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sabatha Catoia
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística. Linguística Aplicada.
livro didático; leitura; aula de Língua Portuguesa.
topic Linguística. Linguística Aplicada.
livro didático; leitura; aula de Língua Portuguesa.
description Este artigo discute leitura e consiste em recorte de pesquisa que tem como objetivo compreender o espaço para ensino e aprendizagem que tomem a leitura como encontro de palavras em se tratando do trabalho docente de Português em uma escola específica, considerando o uso mais ou menos efetivo do livro didático da disciplina. A pesquisa surge motivada por estudo anterior que inferiu, a partir de entrevistas individuais com docentes de Língua Portuguesa, utilização linear desse artefato em aulas de práticas de leitura nessa disciplina, nos ciclos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas localizadas no município de Florianópolis/SC. O aporte teórico ancora-se em postulados vigotskianos e bakhtinianos, tendo sido os dados gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas classes – uma do sétimo ano, outra do nono ano. Infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em um aparente distanciamento do encontro de palavras, haja vista enfoque no ensino de gramática taxionômica e normativa, a partir de uma linearização no uso ‘de’ livro didático, em sentido amplo, e não ‘do’ livro didático específico da escola em questão. O estudo contribui para reflexões e problematizações acerca da função desse artefato no contexto educacional nacional, para ressignificação da formação de professores da Educação Básica, bem como com estudos na área de Linguística Aplicada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13382
10.3895/rl.v23n41.13382
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13382
identifier_str_mv 10.3895/rl.v23n41.13382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13382/8386
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 23, n. 41 (2021)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v23n41
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060054552576