Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Bruna Geórgia Domingues dos, Pereira, Luiz Henrique Milanez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.
id UTFPR-10_f87e8b610fb2d720ef1738527c10c78c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9223
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José SaramagoLetras; Literatura Infantojuvenil; Cultura ClássicaFormação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesaEste texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesFerreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroSantos, Bruna Geórgia Domingues dosPereira, Luiz Henrique Milanez2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/922310.3895/rl.v20n30.9223Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n30reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223/5901Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:22:43Zoai:periodicos.utfpr:article/9223Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:22:43Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
spellingShingle Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Letras; Literatura Infantojuvenil; Cultura Clássica
Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa
title_short Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_full Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_fullStr Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_full_unstemmed Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
title_sort Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
author Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
author_facet Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Santos, Bruna Geórgia Domingues dos
Pereira, Luiz Henrique Milanez
author_role author
author2 Santos, Bruna Geórgia Domingues dos
Pereira, Luiz Henrique Milanez
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Santos, Bruna Geórgia Domingues dos
Pereira, Luiz Henrique Milanez
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Literatura Infantojuvenil; Cultura Clássica
Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa
topic Letras; Literatura Infantojuvenil; Cultura Clássica
Formação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesa
description Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223
10.3895/rl.v20n30.9223
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n30.9223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223/5901
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n30
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060057698304