Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José Saramago
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural. |
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Literatura portuguesa e formação do leitor: uma análise de A maior flor do mundo, de José SaramagoLetras; Literatura Infantojuvenil; Cultura ClássicaFormação do leitor; Estética da recepção e do Efeito; literatura infantojuvenil portuguesaEste texto tem por objetivo apresentar, a partir do aporte teórico da Estética da recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), uma análise da obra A maior flor do mundo, de José Saramago, ilustrada por João Caetano (2001). Para a consecução do objetivo, pretende-se apresentar uma reflexão acerca do valor estético dessa obra. Constrói-se, neste texto, a hipótese de que sua narrativa ricamente ilustrada faculta ao jovem leitor contato com um texto atraente, lúdico e crítico, que o conduzirá à reflexão sobre as relações humanas em sociedade, e ampliará seus conhecimentos, por meio do resgate da memória cultural.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CapesFerreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroSantos, Bruna Geórgia Domingues dosPereira, Luiz Henrique Milanez2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/922310.3895/rl.v20n30.9223Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n30reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9223/5901Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:22:43Zoai:periodicos.utfpr:article/9223Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:22:43Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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