As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072 |
Resumo: | A formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa. |
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As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivoLinguística, Letras e Artes, Língua Portuguesadiscurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionadoA formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Sandro Luis2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/907210.3895/rl.v21n35.9072Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072/7191Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:50:17Zoai:periodicos.utfpr:article/9072Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:50:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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