As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Luis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072
Resumo: A formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa. 
id UTFPR-10_fce9482c15e1bbe10ee7c8503f90f4e0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9072
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivoLinguística, Letras e Artes, Língua Portuguesadiscurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionadoA formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Sandro Luis2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/907210.3895/rl.v21n35.9072Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072/7191Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:50:17Zoai:periodicos.utfpr:article/9072Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:50:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
title As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
spellingShingle As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
Silva, Sandro Luis
Linguística, Letras e Artes, Língua Portuguesa
discurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionado
title_short As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
title_full As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
title_fullStr As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
title_full_unstemmed As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
title_sort As interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo
author Silva, Sandro Luis
author_facet Silva, Sandro Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes, Língua Portuguesa
discurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionado
topic Linguística, Letras e Artes, Língua Portuguesa
discurso; ethos discursivo; formação do professor; estágio supervisionado
description A formação do professor tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, promovendo reflexões significativas em relação às possíveis interfaces desta com a prática pedagógica e o discurso pedagógico. Este artigo objetiva algumas considerações sobre a constituição do ethos discursivo de sujeitos do curso de Letras, mais especificamente aqueles futuros professores de língua portuguesa. O corpus analisado são quatro relatórios de estágio supervisionado de português de uma universidade pública federal em São Paulo. Para embasar a análise, recorremos a Maingueneau (2011, 2015) para os estudo do ethos discursivo. Orlandi (2001), Pacífico (2011), Pêcheux (1997) foram usados para embasar as questões relativas ao discurso, em especial ao pedagógico e Silva (2012) no tocante ao relatório de estágio. Pelo estudo apresentado, foi possível constatar que o ethos construído dos enunciadores evidenciam sujeitos conscientes da necessidade de conciliar teoria vista na universidade e prática pedagógica realizada em sala de aula da escola básica, para que a formação do professor seja de fato significativa. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072
10.3895/rl.v21n35.9072
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n35.9072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9072/7191
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n35
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060043018240