Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardins, Jitana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nicolau, Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128
Resumo: Há pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha.
id UTFPR-11_09eb3fe76329f6a60ee13c838438a6d5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2128
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digitalComunicaçãoCiberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digitalHá pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/212810.3895/rde.v4n4.2128Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 4 (2013)1984-237610.3895/rde.v4n4reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128/2026http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardins, JitanaNicolau, Marcos Antônio2015-05-19T17:03:58Zoai:periodicos.utfpr:article/2128Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T17:03:58Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
title Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
spellingShingle Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
Cardins, Jitana
Comunicação
Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital
title_short Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
title_full Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
title_fullStr Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
title_full_unstemmed Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
title_sort Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
author Cardins, Jitana
author_facet Cardins, Jitana
Nicolau, Marcos Antônio
author_role author
author2 Nicolau, Marcos Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardins, Jitana
Nicolau, Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital
topic Comunicação
Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital
description Há pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128
10.3895/rde.v4n4.2128
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128
identifier_str_mv 10.3895/rde.v4n4.2128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128/2026
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 4 (2013)
1984-2376
10.3895/rde.v4n4
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896204300288