Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128 |
Resumo: | Há pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha. |
id |
UTFPR-11_09eb3fe76329f6a60ee13c838438a6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2128 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digitalComunicaçãoCiberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digitalHá pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/212810.3895/rde.v4n4.2128Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 4 (2013)1984-237610.3895/rde.v4n4reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128/2026http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardins, JitanaNicolau, Marcos Antônio2015-05-19T17:03:58Zoai:periodicos.utfpr:article/2128Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T17:03:58Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
title |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
spellingShingle |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital Cardins, Jitana Comunicação Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital |
title_short |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
title_full |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
title_fullStr |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
title_full_unstemmed |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
title_sort |
Inteligência coletiva e internet: a cultura do faça você mesmo no contexto do livro digital |
author |
Cardins, Jitana |
author_facet |
Cardins, Jitana Nicolau, Marcos Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Nicolau, Marcos Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardins, Jitana Nicolau, Marcos Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital |
topic |
Comunicação Ciberespaço; inteligência coletiva; faça você mesmo; livro digital |
description |
Há pouco mais de duas décadas, sob a égide dos Meios de Comunicação de Massa, não nos era possível realizar atividades como o compartilhamento de informações, ideias e opiniões através dos canais de comunicação tradicionais, até que a comunicação em rede efetivou-se como uma realidade premente da sociedade da informaçãoe a ciberculturatrouxe consigo a possibilidade de instauração da inteligência coletiva. Nesse contexto vimos surgir uma cultura do faça você mesmo na internet, a partir da apropriação midiática por parte de todos nós internautas. São muitos os exemplos dessa prática, como no caso dos livros digitais, que dependem da livre iniciativa dos próprios usuários, transformados em autores. O presente artigo tem o propósito de analisar essa cultura do faça você mesmo e suas implicações no novo mercado editorial que se avizinha. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128 10.3895/rde.v4n4.2128 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v4n4.2128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2128/2026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 4 (2013) 1984-2376 10.3895/rde.v4n4 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896204300288 |