Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9180 |
Resumo: | Este trabalho parte de uma inquietação inicial considerando a comunicação no estabelecimento de vínculos entre instituição e públicos, bem como sua atuação na construção de uma marca. Assim, o objetivo será o de analisar a Campanha “Quando você se sente, isso pede Brahma”, da cervejaria Brahma (2017), que apresenta a narrativa de funcionários reais da organização em audiovisuais para TV e redes sociais, articulando para isso os conceitos de marca, narrativa e interação, através da semiótica discursiva. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia qualitativa foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas (1976) e o pensamento de Andrea Semprini (2010) sobre semiótica discursiva da marca. Concluiu-se que a utilização dos sujeitos, elementos sonoros e figuras de reconhecimento do público apontam para um discurso de autoridade em relação à produção de cerveja como efeitos de sentido propostos pela marca. |
id |
UTFPR-11_26796bd50c6fd21b3a4602762ba6d387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9180 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente"6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas > 6.09.00.00-8 - Comunicaçãocomunicação; semiótica; marca; audiovisual.Este trabalho parte de uma inquietação inicial considerando a comunicação no estabelecimento de vínculos entre instituição e públicos, bem como sua atuação na construção de uma marca. Assim, o objetivo será o de analisar a Campanha “Quando você se sente, isso pede Brahma”, da cervejaria Brahma (2017), que apresenta a narrativa de funcionários reais da organização em audiovisuais para TV e redes sociais, articulando para isso os conceitos de marca, narrativa e interação, através da semiótica discursiva. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia qualitativa foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas (1976) e o pensamento de Andrea Semprini (2010) sobre semiótica discursiva da marca. Concluiu-se que a utilização dos sujeitos, elementos sonoros e figuras de reconhecimento do público apontam para um discurso de autoridade em relação à produção de cerveja como efeitos de sentido propostos pela marca.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Scroccaro Costa, PalomaMandaji, Carolina Fernandes da Silva2019-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/918010.3895/rde.v9n15.9180Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 40-491984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9180/5977Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9180Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
title |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
spellingShingle |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" Scroccaro Costa, Paloma 6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas > 6.09.00.00-8 - Comunicação comunicação; semiótica; marca; audiovisual. |
title_short |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
title_full |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
title_fullStr |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
title_full_unstemmed |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
title_sort |
Como a cervejaria Brahma constrói seu discurso: uma análise semiótica da campanha "Quando você se sente" |
author |
Scroccaro Costa, Paloma |
author_facet |
Scroccaro Costa, Paloma Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scroccaro Costa, Paloma Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas > 6.09.00.00-8 - Comunicação comunicação; semiótica; marca; audiovisual. |
topic |
6.00.00.00-7 - Ciências Sociais Aplicadas > 6.09.00.00-8 - Comunicação comunicação; semiótica; marca; audiovisual. |
description |
Este trabalho parte de uma inquietação inicial considerando a comunicação no estabelecimento de vínculos entre instituição e públicos, bem como sua atuação na construção de uma marca. Assim, o objetivo será o de analisar a Campanha “Quando você se sente, isso pede Brahma”, da cervejaria Brahma (2017), que apresenta a narrativa de funcionários reais da organização em audiovisuais para TV e redes sociais, articulando para isso os conceitos de marca, narrativa e interação, através da semiótica discursiva. Os aportes teóricos que construíram essa metodologia qualitativa foram os conceitos de semiótica discursiva de Greimas (1976) e o pensamento de Andrea Semprini (2010) sobre semiótica discursiva da marca. Concluiu-se que a utilização dos sujeitos, elementos sonoros e figuras de reconhecimento do público apontam para um discurso de autoridade em relação à produção de cerveja como efeitos de sentido propostos pela marca. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9180 10.3895/rde.v9n15.9180 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9180 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v9n15.9180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9180/5977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 40-49 1984-2376 10.3895/rde.v9n15 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896242049024 |