Análise semiológica da estética audiovisual publicitária do filme “Vanguards"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13458 |
Resumo: | Este artigo se propôs a identificar as características semiológicas comunicacionais objetivas da mensagem audiovisual enquanto sistema de signos presentes no filme publicitário “Vanguards” da marca Vans. A metodologia utilizada para cumprir tal objetivo está fundamentada na metodologia de investigação semiológica de Eco (1976). Primeiramente foi compreendido o audiovisual, como se dá a construção de uma narrativa que seja compreendida pelo receptor e qual a sua importância para a publicidade; em seguida, foi estudado os fundamentos da semiologia e os sistemas de códigos e subcódigos que intervém para definir uma mensagem audiovisual (ECO, 1976); posteriormente foi debatido o conceito de mensagem, e como a mensagem emitida é decodificada pelos seus receptores à vista de seu quadro de referência cultural; em seguida, foi compreendido o quadro de referência cultural e como um possível conhecimento limitado e/ou não compartilhado do receptor com emissor, pode afetar na interpretação da significação da mensagem. A pesquisa, enfim, interpretou os códigos e subcódigos segundo Eco (1976) que consideramos percebidos na construção da mensagem do filme publicitário "Vanguards" através da identificação, individualização dos códigos e subcódigos percebidos na produção do filme e o quadro referência cultural utilizado para emitir a mensagem desejada ao seu público consumidor. |
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Análise semiológica da estética audiovisual publicitária do filme “Vanguards"6.09.00.00-8: Estética audiovisual; Análise fílmica; Semiologia da Imagem; Vans; Mensagem audiovisual.Este artigo se propôs a identificar as características semiológicas comunicacionais objetivas da mensagem audiovisual enquanto sistema de signos presentes no filme publicitário “Vanguards” da marca Vans. A metodologia utilizada para cumprir tal objetivo está fundamentada na metodologia de investigação semiológica de Eco (1976). Primeiramente foi compreendido o audiovisual, como se dá a construção de uma narrativa que seja compreendida pelo receptor e qual a sua importância para a publicidade; em seguida, foi estudado os fundamentos da semiologia e os sistemas de códigos e subcódigos que intervém para definir uma mensagem audiovisual (ECO, 1976); posteriormente foi debatido o conceito de mensagem, e como a mensagem emitida é decodificada pelos seus receptores à vista de seu quadro de referência cultural; em seguida, foi compreendido o quadro de referência cultural e como um possível conhecimento limitado e/ou não compartilhado do receptor com emissor, pode afetar na interpretação da significação da mensagem. A pesquisa, enfim, interpretou os códigos e subcódigos segundo Eco (1976) que consideramos percebidos na construção da mensagem do filme publicitário "Vanguards" através da identificação, individualização dos códigos e subcódigos percebidos na produção do filme e o quadro referência cultural utilizado para emitir a mensagem desejada ao seu público consumidor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Neves, Isabela RodriguesGonçalves, Elton Luiz2022-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1345810.3895/rde.v13n21.13458Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 13, n. 21 (2022): Revista Dito Efeito; 91-1081984-237610.3895/rde.v13n21reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13458/9157Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-02T21:41:41Zoai:periodicos.utfpr:article/13458Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-11-02T21:41:41Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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