Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Abreu, Tânia Maria Bassetti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2147
Resumo: O presente artigo, elaborado a partir de uma dissertação, analisa os efeitos de sentido das propagandas inseridas nas edições de 2006 das revistas atrevida e Capricho, tendo como fundamentação teórica a semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e a sociossemiótica, articulada por Eric Landowski, sob o ponto de vista dos regimes de visibilidade e regimes de interação. A escolha das revistas atrevida e Capricho foi resultado de um percurso metodológico de pesquisa e se deu em três etapas. Sob os pressupostos teóricos e metodológicos da sociossemiótica, a dimensão escópica das propagandas também foi analisada, resultando na identificação das posições de comunicação delas, bem como as relações de interação, que trouxe como informação a percepção do valor, usos e credibilidade, instalados nas revistas e propagandas, para o universo das adolescentes. No encontro entre educação e comunicação, este artigo se propõe a ser um dos instrumentos de leitura para professores e comunicadores, para que possam estar atentos à interrelação entre questões educacionais, sociais e de consumo.
id UTFPR-11_77cd91aeccebe96e522ecf7981fb323d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2147
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídiaComunicaçãoEducomunicação; propagandas; adolescentes; revista; semióticaO presente artigo, elaborado a partir de uma dissertação, analisa os efeitos de sentido das propagandas inseridas nas edições de 2006 das revistas atrevida e Capricho, tendo como fundamentação teórica a semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e a sociossemiótica, articulada por Eric Landowski, sob o ponto de vista dos regimes de visibilidade e regimes de interação. A escolha das revistas atrevida e Capricho foi resultado de um percurso metodológico de pesquisa e se deu em três etapas. Sob os pressupostos teóricos e metodológicos da sociossemiótica, a dimensão escópica das propagandas também foi analisada, resultando na identificação das posições de comunicação delas, bem como as relações de interação, que trouxe como informação a percepção do valor, usos e credibilidade, instalados nas revistas e propagandas, para o universo das adolescentes. No encontro entre educação e comunicação, este artigo se propõe a ser um dos instrumentos de leitura para professores e comunicadores, para que possam estar atentos à interrelação entre questões educacionais, sociais e de consumo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/214710.3895/rde.v4n5.2147Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 5 (2013)1984-237610.3895/rde.v4n5reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2147/2008http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Abreu, Tânia Maria Bassetti2015-05-19T14:54:29Zoai:periodicos.utfpr:article/2147Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T14:54:29Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
title Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
spellingShingle Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
de Abreu, Tânia Maria Bassetti
Comunicação
Educomunicação; propagandas; adolescentes; revista; semiótica
title_short Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
title_full Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
title_fullStr Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
title_full_unstemmed Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
title_sort Interação entre adolescentes e propagandas: uma educação para mídia
author de Abreu, Tânia Maria Bassetti
author_facet de Abreu, Tânia Maria Bassetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Abreu, Tânia Maria Bassetti
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educomunicação; propagandas; adolescentes; revista; semiótica
topic Comunicação
Educomunicação; propagandas; adolescentes; revista; semiótica
description O presente artigo, elaborado a partir de uma dissertação, analisa os efeitos de sentido das propagandas inseridas nas edições de 2006 das revistas atrevida e Capricho, tendo como fundamentação teórica a semiótica discursiva desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e a sociossemiótica, articulada por Eric Landowski, sob o ponto de vista dos regimes de visibilidade e regimes de interação. A escolha das revistas atrevida e Capricho foi resultado de um percurso metodológico de pesquisa e se deu em três etapas. Sob os pressupostos teóricos e metodológicos da sociossemiótica, a dimensão escópica das propagandas também foi analisada, resultando na identificação das posições de comunicação delas, bem como as relações de interação, que trouxe como informação a percepção do valor, usos e credibilidade, instalados nas revistas e propagandas, para o universo das adolescentes. No encontro entre educação e comunicação, este artigo se propõe a ser um dos instrumentos de leitura para professores e comunicadores, para que possam estar atentos à interrelação entre questões educacionais, sociais e de consumo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2147
10.3895/rde.v4n5.2147
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2147
identifier_str_mv 10.3895/rde.v4n5.2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2147/2008
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 5 (2013)
1984-2376
10.3895/rde.v4n5
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896256729088